Como se podia prever, Marcos Freitas foi eliminado nos oitavos-de-final de Singulares do 52.º Campeonato do Mundo que decorre até este domingo em Paris, tendo sido a melhor na história de Portugal nesta competição.
O jogador madeirense lutou sempre por todos os pontos contra o líder mundial, na presente temporada. O resultado foi de 0-4, com os parciais de 7-11, 5-11, 5-11 e 7-11.
Nas 26 participações em Campeonatos do Mundo Individuais, Portugal tinha até Paris como melhor resultado em Singulares a disputa da ronda de 32 (Tiago Apolónia em Yokohama 2009), em Pares a presença na ronda de 16 (André Silva e Marcos Freitas em Yokohama 2009) e em Pares Mistos o apuramento para a ronda de 16 (Luís Choi e Emília Tong em Praga 1963).
Na capital francesa, a selecção aacional conseguiu chegar aos oitavos-de-final também em Pares Masculinos, através da dupla Tiago Apolónia / João Monteiro.
Tiago Viegas, vice-presidente para as selecções nacionais, considerou que “o balanço é muito positivo pelo que estão de parabéns atletas e treinadores. Proporcionaram a todos os amantes da modalidade grandes momentos de ténis de mesa e encheram de orgulho os Portugueses. Chegar aos oitavos de final na competição de singulares – Marcos Freitas – e de pares – João Monteiro e Tiago Apolónia – são grandes resultados. Realço que estes três atletas foram eliminados por atletas da principal potência mundial, a China.”