Durante o mês de maio, o Porto de Lisboa recebe três novos navios de cruzeiro, que escalam pela primeira vez a capital portuguesa.
Até ao final do ano estão previstas mais 8 escalas inaugurais em Lisboa, provando a crescente importância do porto, que acaba de ser nomeado, pela quarta vez consecutiva, para melhor porto de cruzeiros da Europa. Pelo quarto ano, o porto de Lisboa chamou a atenção dos World Travel Awards Europa, ao ser nomeado na categoria Europe’s Leading Cruise Port (Melhor Porto de Cruzeiros da Europeu). Já na categoria de Europe’s Leading Cruise Destination (Melhor Destino de Cruzeiros da Europa), Lisboa recebeu a sua 5ª nomeação. As votações estão a decorrer até ao dia 16 de junho no site www.worldtravelawards.com.
Quanto às novidades nos cruzeiros, o primeiro navio a chegar a Lisboa é o Quest for Adventure, no dia 6 de maio, sendo esta primeira escala parte integrante de uma viagem com início em Sevilha e que termina em Portland, passando ainda pelos portos de Portimão, Leixões, Villagarcia de Arosa, Santander, Bordéus, Belle Ille, Lorient e St. Peter’s Port. Este navio, rebatizado em maio de 2012 pelo seu operador – a Saga Cruises –, é o antigo Saga Pearl II. Construído em 1981, o Quest for Adventure tem sido alvo de remodelações ao longo dos anos de forma a manter os níveis de conforto dos seus passageiros, que no máximo podem ser 446.
No dia 24 de maio, Lisboa recebe o navio Europa 2, a mais recente aquisição da companhia alemã Hapag-Lloyd Cruises, e o mais exclusivo dos navios de cruzeiro.
Acabado de ser construído nos estaleiros STX Europe, em Saint Nazaire, o Europa 2 termina em Lisboa a sua viagem inaugural, que tem início em Hamburgo. Este navio de luxo, 6 estrelas, pernoita no porto de Lisboa, e no dia 25 inicia na capital portuguesa uma nova viagem com destino a Barcelona e escala em Portimão, Málaga, Cartagena, Valência e Mahon.
Com 225 metros de comprimento, 42 830 toneladas, o Europa 2 tem 251 suites, todas com varanda, e uma capacidade máxima para 516 passageiros e 370 tripulantes. O Europa 2 destaca-se ainda pelo serviço personalizado e diversidade culinária, pelo ambiente de luxo, bem-estar e fitness, e por um programa de entretenimento multifacetado.
Por sua vez, o terceiro navio a escalar Lisboa pela primeira vez durante o mês de maio será o FTI Berlin, que chega a 29 de maio. O navio pertenceu à Saga Cruises, na altura denominado de ‘Spirit of Adventure’, pertence agora à FTI Cruises.
Com 139 metros de comprimento e capacidade para 352 passageiros, o FTI Berlin escala Lisboa numa viagem que tem início em Nice e fim em Ijmuiden, na Holanda, com passagem por Barcelona, Sevilha, Portimão, Vigo, Falmouth, St. Peter’s Port e Tilbury.
Para assinalar a paragem destes navios em Lisboa, e para receber os passageiros a bordo e os respetivos comandantes, o Porto de Lisboa vai organizar diferentes ações de boas-vindas.