Após um início mais ou menos comprometedor, David Ferrer conseguiu esta sexta-feira uma vitória difícil diante do romeno Victor Hanescu que, recorde-se, eliminou Rui Machado e Benoît Paire, pelos parciais de 6-4 7-6(2). O jogador espanhol, actual nº 4 do mundo, está assim na sua sétima meia-final do ano, a primeira em quatro participações no torneio português – jogou em 2002, 2003 e 2009.
Depois de um primeiro set em que actuou a bom nível, o tenista espanhol esteve um pouco abaixo do que é normal na segunda partida e esteve por duas vezes a um jogo de ser forçado a jogar um terceiro set pelo segundo jogo consecutivo. Hanescu chegou a servir para o set em duas ocasiões, mas a maior eficácia de Ferrer nos momentos decisivos do encontro acabou por fazer toda a diferença.
Recém-chegado aos quartos-de-finais de um torneio do nível ATP pela primeira vez, Gastão Elias deu boa luta a Stanislas Wawrinka, que venceu por 2-0, ambos a 6-4.
A disputar os quartos-de-final de um torneio de nível ATP pela primeira vez na carreira, Gastão Elias esteve em bom plano diante de Stanislas Wawrinka, mas acabou por revelar-se menos consistente nos momentos decisivos, cedendo pelos parciais de 6-4 6-4. O suíço está assim nas meias-finais do Portugal Open pelo segundo ano consecutivo, naquela que é igualmente a sua segunda presença no Jamor.
O jovem tenista português começou melhor o encontro e conseguiu um break logo de entrada. No jogo seguinte, Elias chegou a dispor de 30-0, mas permitiu a reviravolta, cedendo o contra-break de imediato. Daí em diante, os dois jogadores estiveram seguros no capítulo do serviço até ao último jogo do set, quando, a servir para se manter na partida, Gastão acabou por sucumbir diante da maior experiência do adversário.
Esta é a terceira meia-final do ano para Stanislas Wawrinka, que tenta ainda conquistar o primeiro título em 2013.
E por conquistar títulos, aqui fica o calendário para este sábado, já sem portugueses mas com a mais fina nata do ténis mundial.
Artur Madeira