Rui Machado garantiu, esta segunda-feira, a presença no quadro principal do Portugal Open pelo sexto ano consecutivo, depois de derrotar o holandês Thiemo de Bakker por 2-0 (7-5/6-2).
O tenista algarvio, que esteve vários meses ausente da competição devido a uma grave lesão no joelho, regressa assim ao quadro principal de um torneio onde já foi quarto-finalista em 2010. Na primeira ronda, o português irá reencontrar o romeno Victor Hanescu (54ºATP).
Maria João Koehler foi menos feliz e perdeu por 2-0 (6-4 e 6-1) com a russa Elena Vesnina, nitidamente superior e porque também se adaptou melhor ao vento que se fez sentir.
Depois de ontem protagonizar a grande surpresa da fase de qualificação ao bater o ex-número um nacional Frederico Gil, João Domingues não conseguiu garantir uma vaga no quadro principal do Portugal Open. Domingues cedeu diante do belga Niels Desein pelos parciais de 6-0 / 7-5, num duelo que se prolongou por mais de uma hora.
Apesar da boa réplica, Desein acabou por revelar-se mais forte nos momentos decisivos, garantindo a qualificação para o quadro principal, onde irá disputar a primeira ronda frente a Victor Hanescu, Pablo Andujar, Julien Benneteau ou Paolo Lorenzi.
Entretanto, Pedro Sousa foi, pelo terceiro ano consecutivo, eliminado na primeira ronda do torneio num encontro decidido no terceiro set. O tenista português não esteve longe da vitória frente ao belga David Goffin mas acabou por ceder pelos parciais de 7-6(1), 4-6 e 6-4, ao cabo de pouco mais de duas horas.
A russa Svetlana Kuznetsova, a primeira campeã de provas do Grand Slam a disputar o Portugal Open, garantiu um lugar na segunda ronda da prova, com uma vitória muito complicada sobre a norte-americana Varvara Lepchenko, Depois de perder o primeiro set, a campeã de Roland Garros em 2009 elevou o nível e mostrou toda a qualidade e potência do seu ténis para vencer pelos parciais de 6-7 (2) 6-3 6-2.
À semelhança da tenista russa, também a espanhola Carla Suarez Navarro garantiu uma vaga na próxima ronda. A finalista vencida da edição transacta protagonizou uma exibição imaculada diante da neozelandesa Marina Erakovic, necessitando de apenas uma hora para selar a vitória por 6-3 / 6-0. Campeã em 2009, a belga Yanina Wickmayer regressou da melhor forma ao court do Complexo Desportivo do Jamor com uma vitória por 6-1 / 7-5 frente à georgiana Anna Tatishvili.
No primeiro dia de quadro principal feminino, a principal desilusão acabou por ser a eliminação precoce da jovem britânica Laura Robson, uma das mais promissoras jogadoras do circuito WTA, que cedeu frente à japonesa Ayumi Morita (6-2/7-5). Já Aravane Rezai, que na fase de qualificação foi levada aos limites pela portuguesa Rita Vilaça, surpreendeu e levou a melhor sobre Vania King por 6-3 6-2.
O primeiro dia de quadro masculino do Portugal Open 2013 ficou marcado pelas vitórias de dois dos três franceses em prova. Conhecido pelo enorme talento, mas também pela irregularidade, Benoît Paire estreou-se com uma vitória suada diante do holandês Igor Sijsling e tem agora confronto marcado com o vencedor do embate entre Victor Hanescu e o português Rui Machado.
O tenista francês não teve tarefa fácil no primeiro set, mas conseguiu manter a cabeça fria (num dia particularmente frio no Jamor) para assegurar a vitória pelos parciais de 7-6 (5), 6-3. Por sua vez, Edouard Roger Vasselin beneficiou da desistência de Gilles Muller quando vencia por 6-1, marcando confronto com David Ferrer na segunda ronda.
Depois de chegar à segunda ronda na edição transacta – perdeu apenas para João Sousa – Denis Istomin repetiu o feito. O tenista uzbeque lutou muito diante do russo Evgeny Donskoy e recebeu a recompensa com uma vitória pelos parciais de 2-6/7-6(6) 6-4, em mais de duas horas de encontro.
As maiores emoções ainda estão para vir mas estas primeiras amostras são o garante da primazia, no panorama mundial, do agora rebaptizado Portugal Open.