Bastou um golo solitário de Alan, já no último minuto da primeira parte, de grande penalidade para dar a vitória ao SC Braga na edição 2013 da Taça da Liga.
O lance que deu origem à grande penalidadea favor dos bracarenses teve também como consequência, a expulsão por acumulação de amarelos do jogador Abdoulaye do FC porto.
Foi um jogo emotivo, num segundo tempo em que o SC Braga por várias vezes poderia ter dilatado a vantagem mas por falta “de jeito” dos avançados, ou por belas intervenções de Fabiano (surgiu hoje como titular na baliza do FC Porto) o marcador manteve o 1-0 até ao apito final do Sr. João Capelafinal o arbitro da partida.
A s equipas entraram em campo com os seguintes onzes, no SC Braga, com Quim, Elderson, Nuno André Coelho, Santos, Wanderson, Custódio, Ruben Micael, Hugo Viana, Alan, Mossoró e Carlão, já no FC Porto começou com Fabiano, Alex Sandro, Abdoulaye, Mangala, Danilo, Fernando, Moutinho, Lucho, James, Defour e Jackson.
No decorrer do jogo é de lamentar cenas de violência nas bancadas (zona dos adeptos do SC Braga) que obrigaram à retirada pelas autoridades para zona de segurança muitos espectadores – muitas mulheres e crianças.
Com esta vitória o SC Braga junta-se a V. Setúbal e Benfica na galeria de vencedores do troféu.
Nota para um momento final em que o capitão Alan levou até à bancada o troféu para dar ao presidente do clube – Antonio Salvador que ai presenciava o jogo por estar castigado disciplinarmente.