Morreu esta terça-feira em Caracas, o Presidente Hugo Chávez vítima de cancro aos 58 anos.
{jathumbnail off}Reeleito há pouco tempo para um quarto mandato, a doença não permitiu a tomada de posse, deixando assim um vazio que obriga os venezuelanos a ir novamente às urnas brevemente, escolher um novo presidente .
Em palavras aos jornalistas o MNE – Paulo Portas considerou que o falecido Presidente era uma bom amigo de Portugal, o mesmo sentimento é partilhado por vários membros do Governo de José Sócrates, que tiveram em contacto com Hugo Chavez durante o período governativo.
A morte do comandante está rodeada de algumas suspeitas, já na manhã de ontem o Vice de Hugo Chavez num discurso pessimista, Maduro comunicou ao país que que as complicações que o líder venezuelano estava a enfrentar, poderiam ter sido provocadas pelos “inimigos da revolução” e que o caso vai ser investigado.
O país vai viver agora sete dias de luto decretados pelo Governo venezuelano. As cerimónias fúnebres do Chefe revolucionário da Venezuela decorrem sexta-feira e contaram com a presença de muitos chefes de estado e líderes estrangeiros.
Antes dessas cerimónias, já hoje o corpo estará em câmara ardente na entrada da Academia Militar.
“Por qué no te callas?”
Um dos episódios mais mediáticos, que Hugo Chavez protagonizou foi na cimeira ibero-americana de 2007 em Santiago do Chile, quando Juan Carlos de Espanha lhe disse: “Por qué no te callas?”, “Por qué no te callas?”