ATLETISMO
Manuel Damião ganhou flores nas amendoeiras algarvias
Manuel Damião e a queniana Gorreti Jepkoech ganharam a edição 36 do 36.º Crosse das Amendoeiras em Flor, que este domingo teve lugar na Aldeia das Açoteias (Albufeira).
Integrado no circuito da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), as competições (masculina e feminina) não apresentaram um alargado leque de estrelas, como foi hábito num passado recente, devido à crise que se vive no país e no mundo, não só financeira como atlética.
Isto porque Manuel Damião (29.19), que tem vindo em crescendo desde que venceu brilhantemente a São Silvestre da Amadora, foi uma das duas estrelas lusas digna desse nome presentes e venceu categoricamente a prova com uma vantagem de cinco segundos sobre o segundo classificado, o polaco Tomasz Szymkowiak, o melhor elemento da selecção polaca que está a estagiar no Algarve com vista ao Mundial, que dentro de um mês se realiza no seu país. Terceiro posto para o letão Valery Zholmerowc, com 29.28.
Nelson Cruz (Praia da Falésia), oitavo com 30.33 e Jorge Varela (Areias de S. João), nono com 30.47, foram os outros portugueses no “top ten”.
Gorreti Jepkoech, que venceu no ano passado, dominou a corrida feminina, terminando o percurso com 19.16 minutos, tendo a outra estrela portuguesa, Dulce Félix, chegado no segundo lugar, a 27 segundos da vencedora, sendo a única lusitana entre as primeiras dez. A polaca Katarzyna Kowalska foi terceira, com 19.48.
Antes das provas, foi guardado um minuto de silêncio em memória de António Leitão, recentemente falecido e que foi o vencedor das edições de 1985 e 1986.