Quarta-feira 27 de Novembro de 2024

Depois do Natal … o Carnaval em Alvalade!

Sporting-Maritimo H0P9666Como é que se pode queixar de falta de sorte se a aselhice é o mote maior? Há donos da bola e não jogam nem deixam jogar. Mais três pontos perdidos em tarde de domingo carnavalesco. Só podia dar em palhaçada.

Aliás, palhaçada é o que mais se tem visto por Alvalade nestes últimos tempos porque uns (dirigentes) e outros (jogadores) há muito começaram a falhar. E também a falar de mais. Como é que se pode dizer que o montante de despesas tem que descer na ordem dos 70% quando se pagam ordenados chorudos (com cláusulas leoninas em caso de saída) a gente que, de produtivo, nada faz. Haverá Comunicação no Clube? E na SAD? Nesta última ainda é pior.

Mas não venham dizer que a “crise” é apenas directiva. Como é possível que pessoas pagas a peso de ouro não saibam jogar à bola? Não saibam gizar jogadas? Não saibam passar a bola? Não saibam dominar a bola em corrida? Não saibam ver a colocação dos colegas? Que só pensam no seu ego próprio? Claro que nenhum técnico consegue ter mão neste tipo de jogadores, que fazem sempre o querem e não o que se lhes pede!

Não venderam Wolfswinkel por onze milhões e duvido muito que valha alguma coisa quando sair – esperemos que para a nova época – do Sporting. E que Capel deixe de ser o “violino” a solo e toque com o resto da orquestra.

Posto isto, que mais resta dizer da derrota frente ao Marítimo? Seria ma boa questão a colocar aos 24.169 heróis que, ao frio e à chuva, ainda aguentam ver este tipo de espectáculo. Se de noite ainda “disfarçava”, jogando de dia os “buracos” viram-se muito melhor.

O Sporting entrou cheio de força mas o Marítimo que podia ter aberto o activo logo aos 7′, se não fosse a excelente defesa de Patrício a remate de Suk. É verdade que ripostou bem e Labyad e Wolfswinkel criaram perigo que o guardião Salim (em dia super sim) resolveu a seu contento.

E surgiu (18′) o golo do Marítimo. Pela esquerdas do ataque, Sami foi até à linha final para centrar para a cabeça de Suk, que se limitou a fazer um pequeno toque para a desviar do caminho de Patrício, também atarantado face à inócua defesa que tinha na sua frente.

Aos 35′ Wolfswinkel é lançado por Bruma mas o guardião visitante defendeu, como o fez, aliás, em, todo o jogo, garantindo a inviolabilidade da sua baliza para conquistar os três pontos.

Após o intervalo, o Sporting voltou a tentar “agarrar” mas não teve nem arte e muito menos manha.

Capel continuou a ser o “cromo” do jogo, Wolsfwinkel ainda tentou marcar (55′) e Joãozinho tentou o mesmo (62′) mas Salim estava lá a fechar o seu reduto, para Nazário safar o golo quase em cima da linha, depois de uma confusão “local”, o mesmo Nazário que esteve quase a marcar mas que Patrício negou.

Aos 79′ Joãozinho marca um livre frontal dentro da meia-lua mas de forma a bater na barreira e aos 84′ Suk ofereceu o golo a Danilo que Patrício defendeu. Aos 90+3′ Capel teve a derradeira oportunidade para marcar ao cabecear uma bola que Salim foi agarrar de forma eficaz.

Com esta derrota, o Sporting baixou ao 10º lugar, de parceria com o Nacional (ambos com 19 pontos), que impôs um empate (2-2) ao Benfica, num jogo que acabou com expulsões de dois jogadores do Benfica. Vem aí “maka”…

Destaque para Patrício, Miguel Lopes, Labyad, Joãozinho e Bruma (Sporting) e de Salim – o melhor em campo – João Diogo, Roberge, Márcio Rozário, Sami, Artur e Suk (Marítimo).

Sobranceiro, qual estrela de revista, teve critérios diferentes para faltas do mesmo tipo, mostrou amarelos a mais (sete), alguns até a “pedido”, como forma de “compensação”. Mas não foi por aí que o Sporting perdeu, esclareça-se. Os auxiliares (Venâncio Tomé) em especial, continuam a não descortinar os fora de jogo.

As equipas alinharam:

Sporting – Patrício; Miguel Lopes (Rubio, 64′), Xandão, Pedro Mendes e Joãozinho; Adrien, Rinaudo e Labyad (João Mário, 77′); Bruma (Carrillo, 45′), Wolfswinkel e Capel.

Marítimo – Salim; Briguel, Roberge, Márcio Rozário e Rúben ferreira; João Diogo (Semedo, 83′), Rafael Miranda e David Simão; Sami (Kukula, 89′), Artur (Danilo Dias, 60′) e Suk.

Cartões amarelos: Adrien (27′), João Diogo (49′), Sami (56′), Rúben Ferreira (62′), Salim (78′), Suk (90′) e Kukula (90+3′).

Artur Madeira

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.