Telma Monteiro regressou da melhor forma à actividade competitiva, depois de seis meses da participação nos Jogos Olímpicos de Londres2012, ao vencer a categoria de -57kg do Open de Sófia.
Telma, a mais medalhada judoca portuguesa da actualidade, venceu no primeiro combate a kosovar Leutrine Krasniqi e depois afastou a romena Loredana Ohai, duas adversárias que nunca tinha enfrentado.
Nas meias-finais, venceu a eslovena Vesna Dzukic, que tinha vencido no mesmo palco em 2009, para hoje igualar o feito e passar à final. No combate decisivo, a judoca de Almada venceu a japonesa Shoko Ono.
O Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares considerou a judoca lusa como uma atleta de topo, com “qualidades técnicas e psicológicas invulgares», ao felicitá-la pela medalha de ouro alcançada no Open de Sófia.
Miguel Relvas sublinhou ainda que “Telma Monteiro merece ser felicitada e apontada como exemplo a todos os jovens portugueses como sinónimo de tenacidade, determinação e capacidade de superar todos os obstáculos”.