Sábado 23 de Novembro de 2024

Carlos Sá bate recorde do Mundo

Carlos SaO atleta da Berg Outdoor Carlos Sá bateu o recorde do mundo na ascensão à montanha mais alta do continente Americano.

A ascensão e descida ao Aconcágua foram concretizadas em 15h42m, superando o anterior recorde de 20h35m, alcançado por um guia de montanha peruano – Holmes Pantoja Bayona.

O mais famoso ultramaratonista português partiu para a Argentina a 27 de Dezembro, estabelecendo como objetivo pessoal efetuar, no menor tempo possível, a ascensão ao teto das Américas, com 6.962 metros de altitude. O desafio incluía a subida ao topo e a sua descida de 2.800 metros, num total de 88 quilómetros com 8.000 metros de desnível acumulado. A subida ao Aconcágua é considerada uma das mais perigosas do mundo.

Carlos Sá, ultramaratonista da Berg Outdoor, afirma: “Para superar blocos de gelo do tamanho de edifícios é necessário um conhecimento técnico de excelência e uma enorme capacidade física. O desafio que esta montanha apresenta é um teste de resistência física, já que o montanhista tem que superar o frio e a falta de oxigênio comum às grandes altitudes. O equipamento desenvolvido em Portugal pela Berg Outdoor foi uma ajuda preciosa, bem como a equipa de portugueses que partilharam na montanha este desafio”.

Com temperaturas abaixo dos 40º negativos, menos 40% de oxigénio e vários obstáculos pelo caminho, Carlos Sá alcançou o cume do Aconcágua após um forte nevão, que complicou consideravelmente a subida, mas também a descida.

O material utilizado por Carlos Sá foi desenvolvido pela Berg Outdoor com a colaboração do atleta, valorizando questões de impermeabilidade, respirabilidade, leveza e conforto. Para tal, Carlos Sá utilizou na expedição, o casaco Soft Jacket e calças Waterproof, camisola e corsário Ultimate de compressão e interiores Elite.

Carlos Sá venceu cinco das sete corridas que disputou em 2012, conseguindo ainda dois quartos lugares na Maratona de Sables (Marrocos, 250 km) e no Ultra Trail do Monte Branco (103 km).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.