O ano que começa amanhã, fica marcado por uma série de greves logo no primeiro dia do ano, são váriadas as empresas afectadas sendo um protesto contra as alterações no Código de Trabalho .
Este protesto dos trabalhadores decorre desde o verão passado (Agosto), quando o governo procedeu à alteração da Lei do Código de Trabalho.
Assim a partir da meia-noite de hoje vamos ter paralisações de varias formas:
O Sindicato Nacional dos Motoristas: começa já hoje às 00:00 e vai até 31 de março, greve horas suplementar e aos Feriados tão incluídos todos trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros e mercadorias – neste caso o SCTP faz greve apenas aos dias feriados.
Por seu lado na CP foi convocada greve para terça-feira, também aqui não haverá serviços mínimos, sendo de prever perturbações na circulação durante os dias 31 de dezembro e 02 de janeiro.
Na Soflusa os trabalhadores também vão fazer greve durante os 3 primeiros dias de 2013, tendo a empresa informado que não vão existir alternativos mas que os títulos de transporte da Soflusa são válidos, ainda na margem sul, maquinistas do MST cumprem greve a 01 e 02 de janeiro e mantém a greve às horas extraordinárias até 15 de janeiro.