Quarta-feira 25 de Novembro de 9159

Pode uma maratona ser mais do que uma prova?

edp 2013 maratona rock all Maratona’2013

Pode! Foi a conclusão que Carlos Móia e seus pares tiraram ao apresentarem a que será a EDP Rock’n'roll Maratona de Lisboa, prevista para a segunda quinzena de Outubro de 2013.

Prova que vai substituir a Maratona de Lisboa – que teve a última edição no passado dia 9 deste mês – e a que juntará uma meia-maratona (a da ponte Vasco da Gama, normalmente efectuada em finais de Setembro), ligando Cascais a Lisboa, passando por Oeiras.
Carlos Carreiras, Isaltino Morais e António Costa, presidentes dos concelhos envolvidos, justificaram as razões do apoio a este evento – com um orçamento previsto de cerca de um milhão de euros – realçando os aspectos do turismo desportivo, cada um a salientar que o sector do turismo desportivo tem aumentado significativamente nos últimos anos.
A data certa dos eventos não se encontra definida face à proximidade do acto eleitoral de 2013 (autarquias), dependendo do que o Governo decidir sobre esta matéria, o que ainda é cedo.
Carlos Móia, que continua a ser o pólo dinamizador, a par do grupo internacional que controla os eventos da “Rock’n'roll”, anunciou que irá ter os melhores atletas mundiais da especialidade e comprovou que a maratona pode ser mais do uma prova, ao lembrar que pode ser “uma aula de história e um convite a voltar sem ser apenas para correr”, referindo-se ao que se faz há muito tempo nas grandes capitais mundiais.
A expectativa é de, nesta primeira edição, estejam neste triângulo (Cascais-Oeiras-Lisboa) um número à volta dos 4.000 de estrangeiros, entre os VIP’s e os de lazer, com o propósito de chegar aos 10.000 em 2022, evento que terá, segundo o dirigente do Maratona, “um impacto económico da ordem dos seis milhões de euros”, isto para justificar a participação do Turismo de Portugal neste evento, o que não tem acontecido, como frisou em tom desagradado para Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude.
Outro objectivo desta maratona é passar a integrar, a partir de 2014, o lote das restritas provas com rótulo de ouro (gold label). Dependerá do cumprimento dos múltiplos factores que se encontram regulamentados, que não são fáceis.
Posto isto, a uma distância de cerca de onze meses, há muito caminho para percorrer e é bom treinar desde já. Mexa-se! Pela sua Saúde! Apenas para continuar a divulgar o “slogan” lançado com todo o êxito pela Câmara Municipal de Oeiras.
Artur Madeira

© 9159 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.