Budapeste, capital da Hungria, vai ser palco, este domingo, de mais uma edição do euripeu de crosse, convergindo para o pódio individual as portuguesas Dulce Félix e Sara Moreira.
Dulce, recorda-se, conquistou a medalha de prata o ano passado, depois do bronze de 2010, pelo que só “falta” o ouro. Será agora? Tudo pode acontecer mas a campeã de 2011, a irlandesa Fionnuala Britton, a italiana Nádia Ejjafini (4ª), a holandesa Adrienne Herzog (5ª) e a francesa Sophie Duarte (6ª) são “peças” a ter em atenção, para além da própria Sara Moreira (9ª em 2010 e 10ª em 2009), este ano numa melhpor condição física, a quem se acrescenta a belga (nascida na Etiópia) Almensch Belete.
A selecção feminina (3ª o ano passado), mantém intactas as aspirações ao pódio, pese embora a ausência de Jessica Augusto, campeã europeia no Algarve.
Nos últimos dias, Leonor Carneiro também deixoiu de fazer parta da equipa, não sendo substituída, pelo que o cinco nacional completa-se com Anália Rosa, Ercília Machado e Sara Carvalho.
No capítulo feminino e no aspecto colectivo, Portugal só não subiu ao pódio em 2005, tendo conquistado oito títulos europeus.
No que se refere à formação masculina, que não conta nem José Rocha, nem com Rui Pedro Silva (por lesão não foi às provas federativas de qualificação mas, com alguma surpresa, vai correr na Volta a Paranhos, neste mesmo sábado), para além de Manuel Damião, Youssef El Kalay (bronze em 2010) e Rui Teixeira, caberá a Fernando Silva a “chama” da equipa, esperando-se que Luís Feiteira, António Silva, Bruno Jesus, Paulo Gomes e Alberto Paulo cumpram o seu papel e consigam chegar também ao pódio.
Nas sub-23, Carla Salomé Rocha (9ª), Catarina Ribeiro (15.ª), Daniela Cunha (19.ª), Sónia Catarina Lima (34.ª) e Bárbara Ferreira (35.ª) que, no ano passado, conquistaram o bronze, apresenta-se coesa e a ajuda de Marta Martins pode funcionar a favor. Veremos.
Rui Pinto, vai comandar, em estreia, a equipa de sub-23, completada com Diogo Lourenço, Gonçalo Jesus, Hugo Correia, Hugo Santos e Luís Mendes.
Nos juniores, a formação é composta por Bruno Varela, Fernando Mendonça, Guilherme Pinto, Miguel Borges, Miguel Marques e Samuel Barata.
Nas juniores, Catarina Gonçalves, Diana Almeida, Jéssica Matos, Sara Sousa, Silvana Dias e Sónia Ferreira compõem o nosso ramo de donzelas.
Esperam-se temperaturas negativas, que podem original neve e, com isso, tornar o percurso muito mais difícil.
Vamos aguardar pelo bom desempenho dos atletas portugueses, ante espanhóis, franceses, ingleses, belgas e eventualmente holandeses, onde já actuam atletas que nesceram em países africanos.