Atletismo
Sara Moreira vai ser a primeira atleta portuguesa a abrir a época internacional de crosse, ao correr em Espanha no próximo domingo, segundo se sabe.
Como aqui divulgamos, o circuito promovido pela Federação Internacional de Atletismo inicia-se no dia 11, com a realização do crosse de Atapuerca, em Burgos (Espanha), a primeira das doze (incluindo o campeonato do mundo) provas.
Depois, no dia 18, a segunda prova do “challenge” terá lugar também em Espanha mas em Sória.
Entretanto, na Amora (Seixal), também no domingo, inicia-se o processo de selecção das equipas nacionais que irão estar no Campeonato da Europa, em Budapeste (Hungria), no dia 9 de Dezembro.
De acordo com as regras definidas pela Federação, apenas haverá dois momentos privilegiados de observação da condição física e nível competitivo, que serão precisamente no dia 11 e depois no dia 25 deste mês, mas em Torres Vedras.
Na Amora, serão escolhidos até três atletas, sendo os restantes três indicados a partir dos resultados da prova de Torres Vedras e da avaliação global dos resultados obtidos no período de observação, não referindo o comunicado se em provas a realizar em Portugal e ou no estrangeiro.
Um último item de escolha tem a ver com o histórico de resultados obtidos por cada um dos atletas em competições internacionais de alto nível, para o caso julga-se apenas em corta-mato.
Também se ficou a saber que a divulgação das selecções serão feitas no dia 26 de Novembro, no dia a seguir ao crosse de Torres Vedras, aliás como tem sido habitual.
Em relação ao europeu de 2011, que decorreu em Velenje (Eslovénia), recorde-se que Dulce Félix conquistou a medalha de prata, enquanto a equipa feminina ganhou também a medalha de prata. O que podia ter sido de ouro se Sara Moreira tivesse participado.
No sector masculino, José Rocha conquistou a medalha de bronze e a equipa foi 4ª classificada.
Para já, ficamos na expectativa de saber se mais algum português vai estar em Espanha neste domingo.