Liga ZON/SAGRES – 8ª jornada
A tormenta continua para o reino do leão. Novo treinador igual a “velho” resultado negativo.
E os próximos jogos também não ajudam, quer na Liga Europa – esta quinta-feira – quer no fim-de-semana, ainda em Alvalade, com o Sporting de Braga de … Peseiro.
Enquanto o pau vai e vem folgam as costas – segundo reza o ditado – pelo que deseja que o Sporting recupere rapidamente para poder dar outra vida a uma I Liga “algo” cinzenta para os lados de Lisboa.
Desta vez, os “leões”, embora tenham tido a maior posse de bola, voltaram a não ter arte e manha para levar de vencida a formação setubalense – que ganhou por 2-1 – apesar de terem tido mais oportunidades. Como apenas contam os golos que entram… até nem é preciso fazer jogo bonito e dominador.
Ainda em relação à 8ª ronda, é de salientar a goleada portista (5-0) ao Marítimo bem como o triunfo do Beira-Mar contra o Nacional (2-4), num fim-de-semana desastroso para os madeirenses, com o Rio Ave a aproveitar a viagem a Moreira de Cónegos para facturar (1-0) pontos suficientes para “acampar” regaladamente no 4º lugar da classificação, enquanto o Estoril, vencedor em Coimbra (2-0), passou de 14º para 8º.
O Benfica “suou” um pouco para encontrar o caminho para os golos (3-0), aceita-se o nulo (0-0) entre o Paços Ferreira-Olhanense – como todos os outros resultados, porque o desporto é assim mesmo – e o triunfo do Braga ante o Gil Vicente (3-1) é perfeitamente normal, mais a mais porque os bracarenses continuam a demonstrar que tem capacidade para serem uma equipa que “tratar por tu” os chamados grandes, como se comprova pela presença na Liga Europa de forma consecutiva.
Um quarteto formado por James, Jackson, Cardozo e Revson – com dois golos cada – foram os responsáveis por um terço dos golos da jornada (24), levando a nova alteração na lista dos melhores artilheiros, agora encabeçada pelo portista Jackson, com 8, seguido de Éder (Braga) e Cardozo (Benfica), com 6; Lima (Benfica), James (Porto), Ghilas (Moreirense) e Meyong (Setúbal), todos com 5.
Na classificação geral à oitava jornada, Porto e Benfica continuam a par no comando (20 pontos), seguidos do Braga (17), Rio Ave (14), Paços de Ferreira e Guimarães (11), Setúbal (10), Estoril e Gil Vicente (9), Académica e Marítimo (8), Olhanense e Sporting (7), Moreirense e Beira-Mar (6) e Nacional (5) a fechar o grupo dos 16.
Com os cinco golos ao Marítimo, o Porto juntou-se ao Benfica com o maior (22) número de golos marcados, mantendo-se os portistas como a melhor defesa (5). As duas equipas que ainda não sofreram derrotas.
O maior número de pontos conquistados em casa (12) pertence ao Porto; o maior número de pontos alcançados fora de casa (10) é dividido pelo Porto e pelo Benfica; e Beira-Mar alcançou a sua primeira vitória, e logo fora de casa (Nacional)
A jornada nove, no próximo fim-de-semana, comporta os seguintes jogos: Gil Vicente-P. Ferreira (6ª feira); Guimarães-Nacional (sábado); Estoril-Moreirense, Olhanense-Beira-Mar, Porto-Académica, Rio Ave-Benfica e Sporting-Braga (domingo); e Marítimo-Setúbal (2ª. feira).
Ficamos na expectativa quanto aos resultados e às peripécias que possam acontecer.