Atletismo
Albufeira, no Algarve, mantém-se na rota do circuito mundial de crosse, promovido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), evento que se inicia no dia 11 deste mês de Novembro e termina no mundial de crosse, em Março de 2013.
Com uma tradição que vai para mais de três dezenas de anos, o crosse de Albufeira, designado como crosse das Amendoeiras em Flor, mantém Portugal no circuito da realização de eventos de grande impacte mundial, pese embora as dificuldades financeiras que o país vive, se bem que justificado do ponto de vista turístico face ao elevado número de estrangeiros que nos visitarão nessa altura.
O circuito terá início em Burgos (Espanha) – país onde terão lugar três provas – no dia 11, seguindo-se Sória (Espanha), no dia 18. Até 5 de Janeiro o espaço será ocupado por provas do circuito europeu, sendo de realçar o Campeonato da Europa, em 9 de Dezembro, onde Portugal vai jogar outra cartada na procura de medalhas, o que tem sido habitual.
Quanto ao resto do circuito mundial, teremos: Edimburgo (G. Bretanha), 5 de Janeiro; Legnano (Itália), 6 de Janeiro; Antrim (G. Bretanha), 12 de Janeiro; Sevilha (Espanha), 20 de Janeiro; Diekirch (Luxemburgo), 27 de Janeiro; San Vittore Olana (Itália), 3 de Fevereiro; Chiba (Japão), 10 de Janeiro; Nairobi (Quénia), 16 de Fevereiro; Albufeira (Portugal), 24 de Janeiro; Campeonato Mundial (Bydgoszcz-Polónia), em 24 de Março.
Quanto ao circuito europeu, começará no dia 25 deste mês, com o crosse do Aço (França), no mesmo dia em que também haverá provas em Tilburg (Holanda) e Roeselare (Bélgica). Seguem-se: Venta de Baños (Espanha), em 16 de Dezembro; Rovereto (Itália) e Elgoibar (Espanha), ambos em 13 de Janeiro; Belgrado (Sérvia) e Liège (Bélgica), os dois em 27 de Janeiro. O europeu, em Budapeste (Hungria) em 9 de Dezembro também pontua.
Entretanto, o Conselho da Associação Europeia decidiu, na reunião que terminou este domingo em Bucareste (Roménia), marcar para as cidades alemã de Braunschweig e russa de Chesboksary a Super Liga Europeia (de pista) dos anos de 2014 e 2015. A de 2013 terá lugar em Gateshead (G. Bretanha).
A Associação Europeia divulgou ainda que 156 milhões de pessoas seguiram pela TV o Campeonato da Europa efectuado em Helsínquia, num ano que também se efectuaram os mundiais e os Jogos Olímpicos, o que considerou um êxito.
Algumas destas provas, por certo, terão a presença dos principais atletas portugueses, dada a presença assegurada quer no europeu de Dezembro quer no mundial de Março de 2013.
Em termos de distinções, ficou a saber-se que os atletas Ivan Ukhov e Anna Chicherova, campeões olímpicos do salto em altura, foram designados como os melhores desportistas russos de 2012.