Sábado 25 de Novembro de 9826

AUSTRÁLIA – Comité Olímpico só quer atletas “limpos”

dopping australiaJohn Coates, presidente do Comité Olímpico da Austrália e membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico Internacional pretende que os futuros atletas olímpicos do seu país assinem uma declaração comprovando de que não se dopam.

Segundo a notícia veiculada pela Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS) no seu site, assinada pela secretária-geral Roslyn Morris, o assunto foi divulgado por Coates, que salientou que “se os atletas não a assinarem não participarão nos Jogos Olímpicos, quer de Inverno (2014, em Sochi, Rússia) quer de Verão (2016, no Rio de Janeiro)”, afirmando ainda que a proposta vai ser apresentada ao Conselho Executivo do Comité Olímpico ainda neste mês de Novembro.
Segundo a mesma declaração, Coares referiu que “este Comité Olímpico segue o que se passou com o ciclista Lance Armstrong e outros, que admitiram a dopagem, o que não queremos que aconteça aos nossos atletas, como agora se verificou com a União Ciclista Internacional/Federação Internacional de Ciclismo”.
Se esta proposta for aprovada, os atletas, técnicos, dirigentes e outras pessoas que lidem com os atletas serão obrigadas a assinar uma declaração em como não tem – nem irão ter – história de dopagem.
No caso de se verificar qualquer situação de dopagem “que implica juramento falso, poderá levar à aplicação de pesadas sanções, entre as quais a prisão e multas financeiras”.
Há pouco tempo, John Coates renovou o pedido, ao governo australiano, para reforçar os poderes da Autoridade Australiana Antidopagem (ASADA) para investigar quaisquer situações de dopagem.

© 9826 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.