Liga ZON/SAGRES – 7ª jornada
Enquanto vestir de verde há esperança!
Pode ser por isso que a maioria dos adeptos do Sporting se tem abstido de criticar seja o que for, aguentar “firme e hirto” o que roda à volta do grande clube de Portugal, que parece não se saber por onde anda!
Tudo isto ficou patenteado após mais um empate, em Alvalade, frente ao “carrasco” da final da Taça de Portugal da época passada, a Académica de Coimbra, no que se somou à terceira derrota sob o comando de Oceano, em vésperas de entrada em funções do belga Vercauteren, que não “desarmou” e está pronto para a reviravolta que se impõe. Não se sabe a tempo de conquistar o quê!
De resto, esta ronda 7 rendeu apenas 20 golos nos oito encontros realizados e onde o resultado mais expressivo foi o triunfo do Benfica (3-0) ante o Gil Vicente, se bem que o maior número de golos tivesse acontecido no empate (2-2) registado no Olhanense – Moreirense.
O F. C. Porto sofreu um pouco na deslocação ao Estoril (perdia 1-0 ao intervalo) ao vencer por tangente 2-1, enquanto o Braga continua forte na terceira posição da classificação, pese embora a 3 pontos dos comandantes (Porto e Benfica), depois de ter ido vencer o Marítimo, na Madeira.
Surpresas terão sido o empate alcançado pelo Moreirense em Olhão e, em especial, o triunfo do Paços Ferreira no campo do Beira-Mar.
Vejamos entretanto o quadro de resultados: Guimarães, 2 – Setúbal, 1; Beira-Mar, 0 – Paços Ferreira, 2; Olhanense, 2 – Moreirense, 2; Gil Vicente, 0 – Benfica, 3; Rio Ave, 2 – Nacional, 1; Marítimo, 0 – Braga, 2; Estoril, 1 – F. C. Porto, 2; Sporting, 0 – Académica, 0.
Na classificação, Benfica e Porto lideram com 17 pontos, seguidos do Braga (14), Rio Ave e Guimarães (11), Paços Ferreira, 10; Gil Vicente (9), Marítimo e Académica (8); Setúbal e Sporting (7); Olhanense, Moreirense e Estoril (6), com o Nacional (5) e o Beira-Mar (3) nas duas últimas posições.
Nos melhores marcadores, Éder (Braga) saltou para o primeiro lugar ao marcar os dois golos frente aos madeirenses, somando 6, os mesmos que o portista Martinez, que marcou apenas um. Um golo também foi suficiente para Ghilas (Moreirense) se fixar no terceiro lugar, com 5, surgindo a seguir sete jogadores com 4 golos: Lima, Cardozo e Rodrigo (todos do Benfica), Luís Leal e Steven Vitória (ambos do Estoril), Meyong (Setúbal) e Tarantini (Rio Ave), estes três últimos a terem marcado nesta jornada.
Outros dados até à 7ª jornada: o melhor ataque (17 golos) é o do Benfica; a melhor defesa é a do Porto (5); só duas equipas ainda não conhecem a derrota: Benfica e Porto; o maior número de pontos conquistados em casa (9) pertence ao Benfica; o maior número de pontos alcançados fora de casa (10) é um recorde do Benfica; a única equipa que ainda não ganhou é o Beira-Mar.
Com este pano de fundo e com a regularidade da competição por mais duas semanas (18 de Novembro nova interrupção), a jornada oito comporta os seguintes jogos: Porto-Marítimo (6ª feira); Braga-Gil Vicente e Benfica-Guimarães (sábado); Nacional-Beira-Mar, Paços Ferreira-Olhanense, Moreirense-Rio Ave, Académica-Estoril e Setúbal-Sporting (domingo).
Oito jogos onde tudo pode acontecer, salientando-se o que poderá acontecer na estreia de Vercauteren no comando dos leões de Alvalade, precisamente no último jogo na jornada.
Artur Madeira