Sábado 24 de Novembro de 2356

Kelfi e os Jogos Olímpicos

CN-Kelfi2012Juventude em acção
“O olimpismo representa aquilo que de melhor há em cada ser humano” – refere Gustavo Marcos na introdução do livro referido no título, que esta sexta-feira foi apresentado no auditório do Comité Olímpico de Portugal.

Com 29 anos cumpridos em Julho passado, licenciado em direito, algarvio de Olhão, este jovem demonstrou como é possível entrar por caminhos algo difíceis, como é o caso de, num país que atravessa uma significativa crise de valores, abordar um tema desta natureza, completando a frase que abre esta peça reforçando a “excelência, a amizade e o respeito traduzidos em lições para as nossas vidas”.
O que levou Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico, a escrever no editorial do livro que “estamos perante a melhor obra promotora do olimpismo para jovens concebida e publicada em Portugal, provavelmente a mais importante na língua der Camões, podendo ombrear com o que de melhor existe no Movimento Olímpico Internacional”, o que diz bem da qualidade do texto, associado às ilustrações de Orlando do Ó.
Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, também teceu comentários elogiosos a este jovem que agora desponta para as lides “livreiras” no âmbito das actividades desportivas.
Gustavo Marcos, que criou os Jogos de Quelfes – onde também nasceu a figura do Kelfi – uma vila do concelho de Olhão, que tiveram lugar pela primeira vez em 2010 e que o ano passado redundaram num êxito assinalável, tem demonstrado um interesse muito especial pelo espírito olímpico, aliás demonstrado pela excelente participação tida na recente sessão da Academia Olímpica de Portugal, que decorreu em Almada.
Este livro destina-se às crianças do ensino básico, pretende ser um veículo transmissor do olimpismo – os temas referidos tem a ver com as origens das olimpíadas, as diferentes modalidades olímpicas e as edições dos jogos modernos, a importância do desporto para a saúde e estará disponível nas livrarias a curto prazo.

© 2357 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.