CAN’2013
Por capricho ou ironia do destino, a língua portuguesa só se falará no grupo A do Campeonato Africano de Futebol, face ao sorteio esta quarta-feira realizado em Joanesburgo (África do Sul).
As selecções de Marrocos e a anfitriã África do Sul completam o quarteto já apelidado de “grupo da morte”.
Pelos mesmos caprichos ou ironias, caberá a Cavo Verde – que se estreia numa fase final do CAN – inaugurar a competição e logo frente à África do Sul, uma das candidatas ao título. Este encontro terá lugar no dia 19 de Janeiro, em Joanesburgo.
Decisivo, para os de língua portuguesa, será o dia 27 de Janeiro, quando os “Tubarões Azuis” (Cabo Verde) defrontarem os “Palancas” (Angola).
Pelo meio haverá Marrocos que também pode “atrapalhar” qualquer um dos outros três concorrentes deste grupo no apuramento para os quartos de final.
No confronto inter-português, Angola parte como favorita para o encontro com Cabo Verde mas tudo irá depender da prestação nos dois primeiros jogos, sendo de recordar que os Tubarões fizeram um percurso inédito no apuramento.
Os Bafana Bafana (África do Sul) contam com o forte apoio do público – que encheu os estádios no Mundial 2010 – pelo que, na estreia, o ambiente de festa pode pesar para Cabo Verde. Mas, como se sabe, a bola é redonda e estão onze jogadores de cada lado.
Na fase de grupos, Angola e Cabo Verde jogam sempre nos mesmos estádios. Começam em Joanesburgo, passam por Durban e fecham esta fase de grupos em Port Elyzabeth, no estádio Nelson Mandela Bay.
Nos outros grupos, Gana, Mali, Níger e Togo ocupam o B; Zâmbia, Nigéria, Burkina Faso e Etiópia no C; e Costa do Marfim, Tunísia, Argélia e Togo no D.