Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Novos “Apóstolos” em formação

academia_olimpicaAcademia Olímpica em Almada

A criação de uma nova “fornada” de “apóstolos” do olimpismo foi a principal conclusão das sessões que a Academia Olímpica de Portugal levou a efeito até este domingo na Pousada da Juventude de Almada.

Na verdade, o grupo de mais de meia centena de participantes foi constituído por jovens que agora se iniciam (e se deseja prossigam) nas lides da promoção dos ideais olímpicos, seja onde for, dando seguimento ao que o Barão Pierre de Coubertain idealizou e que não conseguiu cumprir porque, entretanto, faleceu.

Em boa hora, essa missiva ressurgiu através de outras pessoas que o acompanhavam e o que era um sonho tornou-se realidade, pese embora os tempos e os actores sejam muito diferentes e os comportamentos também, se bem que esse ideal, de forma mais ou menos positiva, está sempre presente.

E estes jovens que estiveram presentes demonstraram qualidades, comportamentos e interesse que levam a pensar que o rejuvenescimento nesta área se está a processar, tendo até já um “ídolo”, como pode ser o caso do jovem presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, olimpicamente medalhada em Londres, face às funções desempenhadas de Chefe da Missão Portuguesa.

Nas conclusões apresentadas pelos vários grupos e em relação aos temas propostos, notou-se um grande interesse e vontade de trabalhar neste âmbito, numa plateia jovem e com vários interesses, o que deixaram os dirigentes da Academia Olímpica de Portugal com uma satisfação acima da média porquanto, segundo Sílvio Rafael (médico e antigo praticante de atletismo), o presidente, “porque esta foi uma das melhores sessões das 23 já realizadas”.

Na primeira parte da manhã deste domingo, Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, e Mário Santos, chefe da missão olímpica portuguesa a Londres, tiveram oportunidade passar em revista, num breve comentário, o comportamento global de cada uma das comitivas, que consideraram positivo.

Em resumo, aguarda-se que os novos “apóstolos” cumpram as fases seguintes até se tornarem membros da Academia e possam representar Portugal nos fóruns internacionais neste âmbito. Valeu a pena.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.