TRIATLO
Com vantagem apreciável sobre os segundos classificados, Filipe Azevedo e Anaís Moniz sagraram-se vencedores do Triatlo de Lisboa, que este domingo teve lugar na zona da Torre de Belém.
Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras) cumpriu o percurso completo no tempo de 1.50.33, à frente de Hugo Ventura (Galitos), com 1.51.31 e de Pedro Araújo Mendes (Alhandra), com 1.52.37, neste evento pontuável para o campeonato nacional e que contou com a presença de 172 participantes.
Dois dos principais candidatos ao triunfo desistiram, como foram os casos de José Estrangeiro e Miguel Arraiolos, enquanto Vasco Pessoa, cronometrado com 1.57.20 (8ºlugar), foi desclassificado.
Embora não tenha participado nesta prova, Duarte Marques (Águias Alpiarça) é o virtual campeão nacional, somando 300 pontos, à frente de Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras), com 270; Gil Maia (Galitos), com 265; Pedro Mendes (Alhandra), 255 e Hugo Ventura (Galitos), com 242.
Na competição feminina Anaís Moniz (Benfica) resolveu logo o assunto no segmento da natação e foi-se embora para ganhar com mais de dois minutos de avanço, chegando ao fim com 2.00.55, tendo Melanie Santos (Alhandra) ficado no 2º com 2.03.11. Terceiro lugar para Ana Ramos (GAPGE), com 2.04.19.
Com este triunfo, Anaís garantiu também o título nacional, somando 300 pontos, à frente de Cecília Shinn (Garmin Olímpico Oeiras), com 265, e Carla Mendes (São Mamede), com 245.
Na globalidade das provas efectuadas, estiveram presentes mais de 400 atletas, o que é um número impressionante se tivermos em conta a relativa “idade” desta modalidade em Portugal que, acrescente-se, já deu uma medalha olímpica para Portugal através da campeoníssima Vanessa Fernandes.
Artur Madeira