Após a confirmação dos casos de Dengue na Madeira, a DGS anunciou hoje uma série de medidas de combate à doença na região.
A direcção geral de Saúde já confirmou a existência da doença e acredita que vai evoluir num crescendo de casos nos próximos dias mas que não existe razão para alarme.
Nesta circunstância será solicitado aos serviços de saude regionais uma analise e diagnostico de dengue em doentes com sindrome febril após confirmar o diagnostico instituir as adequadas medidas terapeuticas.
A Dengue é uma infecao e provocada por um flavivirus, e transmite-se atraves da picada dos mosquitos do genero Aedes, particularmente Ae. aegypti, infetados com o virus, nao ocorrendo transmissao pessoa a pessoa.Os vetores existem em extensas areas do Globo, particularmente nas regioes tropicais e subtropicais.
Ate ao momento não foram detetados mosquitos daquele género em Portugal Continental, pelo que não existe risco de emergencia de casos autoctones. Existem 4 serotipos de virus, sendo a imunidade serotipo-especifica. A doenca tem um periodo de incubacao de 3 a 7 dias, podendo prolongar-se ate 14 dias.