Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Benfica ganha duplamente

slb-na-frenteLiga ZON/SAGRES – 5ª jornada

O Benfica, que logrou ir vencer a Paços de Ferreira, teve ainda o prémio de passar para a frente da competição, com o mesmo número de pontos, aproveitando o empate (2-2) do F. C. do Porto em Vila do Conde.

Se este foi um factor de relevo (pelo menos para os benfiquistas) na 5ª jornada, sem dúvida que o outro foi o empate conseguido pelo Sporting, em Alvalade, frente a um Estoril que chegou a 2-0 num ápice, deixando os adeptos sportinguistas como que de boca aberta. Como é possível? Terão dito e pensado muitos dos pouco mais de 35.000 que assistiram ao jogo.

De surpresa em surpresa – se assim se poderá designar já que tudo é possível – o Nacional foi a Olhão buscar três pontos, enquanto o Braga foi “chatiar” os seus vizinhos de Guimarães, saindo de lá com um vitorioso 2-0.

Fica ainda a nota para o resultado mais expressivo desta ronda, com o Gil Vicente a ganhar ao Moreirense por 4-3, num total de sete golos, o maior número até agora alcançado, depois dos seis golos no Beira Mar-Académica (1ª jornada) e no Nacional-Paços Ferreira (4ª).

No Beira-Mar, 1 – V. Setúbal, 1, nada de anormal.

Em termos classificativos, para além da “junção” do Benfica e Porto na primeira posição, registe-se a subida dos estudantes de Coimbra ao 4º lugar, enquanto o “grande” Sporting de Braga continua a alinhar pela terceira posição.

Subindo ao quinto lugar, o Sporting está a cinco pontos dos guias e poderá provocar como que um pequeno “terramoto” se conseguir ir ao estádio do Dragão fazer alguma surpresa de mau gosto para os donos da casa. O momento dos leões não é famoso – antes pelo contrário e onde o silêncio é de ouro – mas tudo pode acontecer, como muita gente acreditará por certo.

A Académica (no 4º) é uma pequena surpresa, devendo ser apelidada como rainha dos “empatas”, já que detém o recorde: quatro em seis jornadas.

Entre o Sporting (5º, com 6 pontos) e o Nacional (14º, com 5 pontos) juntam-se dez equipas separadas apenas por um ponto, fruto de o campeonato ainda estar no adro da igreja, como soe dizer-se.

Com mais uma jornada europeia pelo meio e mais um descanso de três semanas à vista (selecções e Taça de Portugal), a 6ª ronda começa neste sábado com o Benfica a receber o Beira-Mar (20h30 na Luz), num jogo que opõe o primeiro e o último da Liga.

No domingo (dia 7), jogam Setúbal-Paços de Ferreira, Nacional-Gil Vicente, Braga-Olhanense, Estoril-Rio Ave, Académica-Guimarães.

A fechar este sábado, o grande jogo da jornada: F. C. Porto-Sporting (20h45, no Dragão), onde tudo pode surgir. Até o inesperado.

Dia 8, segunda-feira, caberá ao Moreirense e ao Marítimo concluírem mais uma rodada semanal, aguardando-se sempre com expectativa o desenrolar dos acontecimentos. Para ver ao vivo e em directo!

 

Artur Madeira

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.