Liga ZON/SAGRES – 4ª jornada
Depois do empate do Benfica em Coimbra, logo caiu “o Carmo e a Trindade” e a 4ª jornada, de críticas, completou-se com o Sporting, apesar de ter conseguido a primeira vitória, a também se insurgir contra o árbitro.
Isto enquanto o Porto somava o terceiro triunfo e se isolava no comando.
Na ronda mais produtiva até agora – marcaram-se 27 golos, contra os 18 da semana anterior e os 22 da jornada dois – o resultado mais expressivo foi o verificado no Nacional-Paços de Ferreira, onde seis foram o número de golos alcançado, seguido dos cinco registados no Braga-Rio Ave.
Com o empate (segundo) do Benfica e face ao triunfo ante os aveirenses, os comandados de Vítor Pereira dominaram por completo e completaram 11 golos, se bem que o Benfica tenha o seu “score” fixado em 12, mas também a defesa mais batida (4-2).
Tirando o empate (2-2) do Benfica, destaque-se o excelente triunfo do Guimarães (Moreira de Cónegos) e, em especial, o primeiro triunfo da formação do Sporting, quando antes, “os mosquitos saltavam sobre cordas”.
A formação da capital do móvel (Paços de Ferreira) fez um excelente resultado ao ir empatar à Madeira, frente ao Nacional (3-3), enquanto o Setúbal venceu o Olhanense (1-0), o Sporting de Braga goleou (4-1) o Rio Ave, o Estoril venceu o Marítimo (3-1) e, finalmente, o Sporting conquistou a sua primeira vitória neste campeonato, saltando do 14º para o 7º lugar, com 5 pontos em quatro jogos.
E por classificação, o F. C. porto soma 10, seguindo-se o Benfica (8) e o Sporting de Braga (7). Guimarães (5) e Paços de Ferreira (6º) estão na corrida à entrada nas provas europeias.
Em termos de jogadores, sem dúvida que interessa quem mais golos marca e, nesta ronda 4, foi Luís Leal (Estoril) foi o maior ao marcar três golos ao, sem dúvida, “depauperado” guardião do Marítimo.
Cardozo (Benfica) segue isolado no primeiro lugar (4), à frente de Edinho (Académica), Rodrigo (Benfica) e Jackson Martinez (3) e ainda do “batalhador” incansável Luís leal.
Com este pano de fundo chega a 5ª jornada, que abrirá com um Paços de Ferreira-Benfica, de ”arrepiar” (20h15), seguindo-se o “derby” regional Guimarães-Sp. Braga (21h30).
No sábado (18h15), o Sporting tentará voltar a ganhar frente ao renovado Estoril, enquanto o Rio Ave defrontará (20,30) o F. C. do Porto. Quatro jogos onde estão presentes cinco dos primeiros classificados nesta altura do campeonato.
Paras domingo, os restantes jogos: Beira-Mar-Setúbal (16h), Olhanense-Nacional (16h), Gil Vicente-Moreirense (16h) e Marítimo-Académica (18h15).
Só resta adquirir o respectivo “ticket” e saborear uma sessão (das oito marcadas) que se espera sejam mais num êxito.