Com a cerimónia desta sexta-feira à noite, no Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém em Lisboa começou o Ano do Brasil em Portugal.
Até dia 10 de junho do próximo ano, vão decorrer em Portugal diversas acções culturais, desde as raízes mais profundas até ao mais moderno que se faz em terras de Vera Cruz.
A cerimónia desta noite, incluiu a inauguração da exposição “Hélio Oiticica – o Museu é o Mundo”, contando com a presença do Embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, do Comissário do Ano do Brasil em Portugal, António Grassi, do Comissário do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa e do Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Berardo, Comendador José Berardo.
As áreas abrangidas, vão desde a música como o teatro, o cinema, as artes plásticas, dança, a própria gastronomia, entre outras onde a literatura vai contar com um papel também muito importante.
Já este fim de semana temos um espetáculo com Ney Matogrosso e Monobloco no Terreiro do Paço, o Ano do Brasil em Portugal como está implícito vai percorrer o país, pelas praças e espaços culturais de norte a sul.