Remo – Europeu em Itália
Em mais uma prova brilhante, Pedro Fraga e Nuno Mendes meteram “pé a fundo” e, de remada em remada, demandaram a linha final em primeiro lugar, garantindo a presença na final A no double scull ligeiro, classe LM2x.
Fraga e Mendes garantiram o triunfo numa das meias-finais, este sábado realizada, com o tempo de 6.22,86, recordando-se que na primeira eliminatória gastaram 6.28,89, pelo que a “velocidade” na prova deste sábado foi muito superior, o que é um bom prenúncio para a final, este domingo.
Nesta prova, as formações que se classificaram atrás de Portugal foram a Grécia (6.23,59) e Áustria (6.26,67). Noutra meia-final, ganha pela G. Bretanha (6.25,28), ficaram ainda apuradas para a final A as formações da Ucrânia (6.25,66) e da França (6.26,08).
Comparando os tempos das seis finalistas, Portugal assume favoritismo na luta pela medalha de ouro face ao “avanço” de cerca de um segundo em relação aos gregos, pelo que existe uma luz ao fundo do túnel.
A final deste domingo está marcada para as 12h02 locais e caberá à Áustria ficar na pista nº 1, seguindo-se Grécia (2), G. Bretanha (3), Portugal (4), Ucrânia (5) e França (6), aguardando-se uma prova ao nível da meia-final, se recuperarem do esforço feito nos dois dias anteriores.
Recorde-se, no que se refere a medalhas, Fraga e Mendes conquistaram a prata (2010) e o bronze (2011). Para além disso, registe-se ainda que foram 5ºs nos recentes Jogos Olímpicos de Londres, pelo que chegar a ouro está a um passo de ser realidade.
Recorde-se ainda que a melhor marca mundial desta disciplina é de 6.10,02 e pertence a uma equipa da Dinamarca.