Atletismo – Campeões Europeus (júnior)
As formações do Juventude Vidigalense obtiveram as 5ª e 7ª posições, respectivamente em masculinos e femininos, na competição que este sábado decorreu na pista do Estádio Municipal de Leiria.
No sector masculino, os jovens leirienses somaram 73 pontos, tendo a formação da Finlândia conquistado a Taça dos Clubes Campeões Europeus da categoria (juniores), com 102 pontos, apenas mais dois que o segundo classificado, a Eslováquia, tendo o representante da França alcançado o terceiro lugar (98).
No feminino, a Juventude Vidigalense foi 7ª., com 59 pontos, num triunfo que foi alcançado pela formação da República Checa, com 145,5, sendo o pódio completado com a Dinamarca (118) e a Finlândia (113).
Recorde-se que as equipas do Benfica, campeãs nacionais e natural representante de Portugal, não estiveram presentes por decisão do clube, justificando com o adiantado da época (já terminada em Portugal), pese embora esta competição se efectue, por norma, nesta altura.
Pese embora o facto, é evidente que esta decisão do Benfica pode “provocar” a modificação da data da competição, já que não cabe na cabeça de ninguém que, cerca de dois meses depois de terminarem as provas oficiais para os atletas juniores, seja marcada esta competição.
Ao que se sabe, é um evento que não tem o “agrement” da Associação Europeia de Atletismo e os resultados só são certificados porque organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, dentro das normas da IAAF.
Entretanto, Rui Silva está de regresso à actividade e voltou a participar numa prova em Inglaterra. Desta vez foi em Newcastle, nas Duas Milhas (3.218 metros), onde foi 7º (e penúltimo), com o tempo de 9.29,1. O vencedor foi o duplo campeão olímpico Mo Farah (G. Bretanha) com 8.40,0.