Domingo 24 de Novembro de 1432

Agora foi João Martins à beira do pódio

CPP_RGB_VERT_PT8JP2012 – Portugueses

No oitavo dia destes Jogos Paralímpicos, João Martins foi o atleta luso mais em evidência, pelo facto de ter alcançado o quarto lugar na final (directa) dos 50 metros costas, na natação.

Martins cumpriu a prova no tempo de 1.38,96, na quarta posição, como se referiu, numa prova que contou com a presença de sete nadadores e onde o ucraniano e novo campeão paralímpico, Hennadii Boiko, bateu o recorde mundial com o tempo de 1.04.29.

Depois de Inês Fernandes (classe F20) ter sido quarta na prova do peso (quarta-feira), esta quinta-feira foi a vez de Martins “cheirar” as medalhas. O que é positivo, pela proximidade relativa.

Ainda na natação, David Grachat voltou a competir e, de novo, ficou muito longe dos lugares de apuramento. Com 2.27,01 nos 200 metros estilos, Grachat foi 12º entre os 15 participantes.

No atletismo, apenas Hugo Cavaco esteve em competição (T13), participando nas eliminatórias dos 200 metros, onde foi 17º (entre 20), com o tempo de 24.22, tendo sido eliminado das fases seguintes.

No Boccia, os portugueses continuam a dar luta acesa a qualquer concorrente que se apresente a seu lado, passando de eliminatória em eliminatória.

Ao fim do dia desta quinta-feira, quatro atletas lograram passar às meias-finais: Armando Costa e José Macedo (BC3), João Fernandes (BC1) e Abílio Valente (BC2).

Na parte a manhã, Armando Costa venceu a brasileira Danielle Martins, por 10-1 e passou à fase de Qualificação (à tarde), onde perdeu (5-1) com o coreano Ho-Wom Jeonge. Acabou por ser repescado para a meia-final, esta sexta-feira, com um atleta grego.

José Macedo começou por ganhar ao canadiano Paulo Gauthier por 7-5 e avançou para a Qualificação, tendo voltado a ganhar, desta vez por 4-1 e ao belga Kirsten de Laender, apurando-se para as meias-finais, também esta sexta-feira, com o coreano que ganhou a Armando Costa.

Em BC1, João Fernandes e o norueguês Roger Aandelen empataram a três, mas Fernandes apurou-se para a meia-final, esta sexta-feira, com um coreano.

Em BC2, Abílio Valente iniciou o dia empatando (3-3) com o espanhol Manuel Perez mas também ficou apurado para a meia-final, embora tenha perdido o segundo jogo do dia com Hiu Lam Yeung (Hong Kong) por 7-5.

Ainda em BC2, pelo caminho, no final do primeiro jogo, ficaram Fernando Pereira (BC2), que foi derrotado (5-4) pelo coreano So-Yeong Yeung; e Cristina Gonçalves, que perdeu o jogo inaugural por 4-3 ante a chinesa Kai Zhong.

Para além dos atletas de Boccia, Portugal terá, ainda esta sexta-feira, participantes nas provas de atletismo, como são os casos de Nuno Alves e Ricardo Vale (final 5.000 metros, em T11), Gabriel Potra (eliminatórias dos 200 metros, em T12), Ricardo Marques (final do peso, em F20) e Firmino Baptista (eliminatórias dos 100 metros, em T11) e também na natação, com Simone Fragoso nos 50 metros mariposa (classe S5) e David Grachat, nos 100 metros livres (emS9).

Que venham os melhores resultados.

 

© 1432 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.