Sexta-feira 24 de Novembro de 6789

Angolano Sayovo na discussão das medalhas

paraloympis_logoJP2012 – PALOP’s

José Sayovo, até agora o mais representativo atleta dos PALOP’s nestes Jogos Paralímpicos de Londres, vai discutir o pódio na final que se efectua esta sexta-feira.

Na eliminatória dos 400 metros – que apurou directamente para a final – esta quinta-feira realizada pela 22 horas, Sayovo fez a melhor marca (52,04) pessoal da época e chegou no 3º lugar (entre os 11 participantes qualificados), a querer dizer que, na final, estará de alma e coração para chegar a uma das medalhas em disputa.

Recorde-se que este atleta também foi o melhor de todos, em termos de resultados, nos 100 e 200 metros, concluindo a sua actuação com a presença na final dos 400 metros.

Mas na final terá de bater-se com muita garra para evitar que os brasileiros Daniel Silva (51,41) e Lucas Prado (52,00) se adiantem muito, tendo em conta ainda o quarto finalista, o francês Gauthier Makunda (52,08). Mas amanhã será outro dia.

Na mesma prova, o seu compatriota Octávio Santos obteve o 7º tempo (55,09) ficou-se por aí, bem como o moçambicano Pita Bulande, que fez 57,51 e foi 11º entre os 12 que tomaram parte nesta corrida.

No sector feminino e nas eliminatórias dos 200 metros, a moçambicana Maria Muchava conseguiu o 11º tempo (28,28, que é recorde pessoal) entre as 12 participantes, concluindo a sua presença nestes Jogos.

Nesta prova, entretanto, o recorde mundial foi pulverizado duplamente.

A francesa (de origem marroquina ou argelina) Assia El Hannouni, foi a primeira a fixar o recorde mundial em 24,80, no decorrer da primeira meia-final. Minutos depois, foi a chinesa Daqing Zhu a fazer a mesma marca, pelo que foi atribuído o recorde às duas atletas. A única diferença é na velocidade do vento: Assia correu com -0,1 e Zhu com -0,6. Por este prisma, o recorde devia ser atribuído à chinesa, porquanto correu com o vento contra mais forte.

Assim sendo, vão ter oportunidade de, na final, resolverem o assunto.

Uma quinta-feira onde Angola, através da excelente prestação de José Sayovo, conquistou um lugar na final de uma prova.

 

 

© 6789 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.