Domingo 24 de Novembro de 0317

Prata e Bronze para Portugal

CPP_RGB_VERT_PT8JP2012 – Portugueses

E ao sexto dia destes Jogos Paralímpicos a bandeira portuguesa foi içada pela primeira vez e em dois locais distintos, mercê da prata conquistada pelo trio da Boccia e pelo bronze conseguido pelo saltador Lenine Cunha.

A primeira subida ao mastro coube ao trio de Boccia, composto por Armando Costa, José Macedo e Luís Silva, que não conseguiram desfeitear a Grécia (a nova campeã paralímpica) – Portugal perdeu por 4-1 – mas conquistaram a medalha de prata que justificaram plenamente.

Na classe de BC1/BC2, o quarteto constituído por Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Paulo Fernandes perdeu o bronze por muito pouco (7-5 para a Grã-Bretanha, que recebeu a medalha), após uma boa exibição dos portugueses, que merecem o nosso aplauso.

A Tailândia, ao vencer a China por 10-5, conquistou a medalha de ouro.

No BC4, o Brasil, ao vencer a República Checa (5-3) ganhou o ouro, com a prata a ficar com os checos, enquanto o Canadá conquistou o bronze ao derrotar a Grã-Bretanha por 8-2.

No atletismo, o destaque vai por inteiro para Lenine Cunha (F20), que conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento, com um salto a 6,95, novo recorde nacional, dado que o anterior era de 6,74.

Uma proeza extraordinária deste atleta e a dar outro alento à representação nacional neste dia de dupla medalha.

O novo campeão paralímpico é o espanhol José Exposito, com 7,25, com a prata a ser arrecada pelo croata Zoran Talic, com 7,09.

Nas outras provas, Firmino Baptista participou na meia-final dos 200 metros (T11) e obteve o 9º lugar, com 24,06, não tendo ficado apurado para a final.

Nos 1.500 metros (T12), Odete Fiúza não foi feliz e obteve o 8º lugar (entre as nove participantes) na final directa dos 1.500 metros, com 5.21,75.

Na Natação, outra grande proeza obtida por David Grachat, ao bater o recorde de Portugal na final dos 400m metros livres (S9) com o tempo de 4.21,94, que correspondeu a um excelente 6º lugar, depois de também ter batido o recorde na eliminatória, com 4.24,10, onde foi 5º entre os 11 participantes.

Nadador que ainda vai participar em mais três provas, estando esta quarta-feira escalado para a de 50 metros livres.

 

© 0318 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.