Quarta-feira 25 de Novembro de 2589

Liga ZON/SAGRES – 2ª jornada

22AGO_3035_SCP_RAve_cnSporting … pelas piores razões!

Apesar do bom clima que se vive – sol e calor – parece que para os lados do Alvalade XXI o tempo começa a ficar sombrio, pelo menos momentaneamente, face à derrota sofrida ante um Rio Ave que fez história.

História porque foi a primeira vez que venceu no recinto dos leões; história porque fez tremer um gigante que ainda pode estar “adormecido” – o que será bom para o campeonato; história ainda porque é com humildade que se vence.

Enquanto a “história” não muda ou se encarreira para os “tradicionais” caminhos que levam os chamados grandes ao pódio dos “top 5”, fica a história dos jogos da segunda ronda da Liga Profissional, que no final da próxima jornada vai para férias por 15 dias.

Vinte e dois foram os golos marcados – mais dois que na primeira sessão – o que é bom sinal. Os triunfos “largos” de Benfica (5-0 ao Setúbal) e do F. C. Porto (4-0 ao Guimarães), contribuíram para esse desígnio, quiçá até com alguma surpresa, porquanto não se esperava, em relação ás equipas envolvidas, resultados com esta expressão.

Registos ainda expressivos foram os triunfos do Braga e do Moreirense ante Beira-Mar e Nacional, respectivamente, sem que isso tivesse algo de anormal.

Como, ao fim e ao cabo, se podem considerar normais os empates verificados no Académica-Olhanense, Estoril-Paços de Ferreira e Marítimo-Gil Vicente.

“Anormal” – em desporto tudo é normal, mesmo que o árbitro, de forma não propositada, favoreça uma ou outra equipa – só a derrota do Sporting ante o Rio Ave e no seu “Solar”. Talvez também tenha sido o calor…

Com isto, a referência especial a fazer no que concerne à classificação, é o facto do Rio Ave ter assumido, isolado, o sétimo lugar (3 pontos), atrás do sexteto formado por Braga, Benfica, Porto, Moreirense, Olhanense e Marítimo, todos com 4 pontos. Mas, como se diz, o primeiro milho é dos … pardais. Ainda há muita “fruta” para colher.

Para o próximo fim-de-semana, já se está a preparar mais um prato de “milho”, para ver quem vai “virar” o rumo da história.

No sábado, cabe ao Guimarães e ao Estoril darem (18h30) o pontapé de saída, seguindo-se o Olhanense-Porto (20h30), em dois jogos de características mais ou menos contrárias, dado que os dragões parecem mais favoritos no Algarve do que os “canarinhos” na cidade berço da nação portuguesa.

No domingo (20h15), o Benfica regressa à Luz para “rectificar” os 2-2 frente ao Braga, surgindo no caminho um Nacional da Madeira que ainda não ganhou e nem se espera que o faça ante os benfiquistas, para sossego de Jorge Jesus.

Beira-Mar-Moreirense (16h00), Gil Vicente-Setúbal (16h00) e Rio Ave-Académica (18h00) são jogos que parecem pender para os da “casa”, existindo ainda um Paços Ferreira-Sporting de Braga (18h00 de domingo) para os bracarenses reforçarem a liderança. Claro, se ganharem.

Seja de que forma for, que ganhem os melhores ou os que tenham mais sorte ao…jogo!

 

 

© 2590 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.