Sábado 25 de Novembro de 4919

Trinta portugueses em cinco modalidades

CPP_RGB_VERT_PT8P2012 – Faltam cinco dias

Já se encontra em Londres a comitiva que vai representar Portugal em mais uma edição (14ª) dos Jogos Paralímpicos, no que será a nona presença neste tipo de evento destinado aos cidadãos portadores de vários tipos de deficiência.

Dos 41 que integraram o projecto desde 2009, apenas 30 lograram obter resultados condizentes com as regras definidas pela Comité Paralimpico Internacional, num percurso tornado mais difícil do que em jogos anteriores devido ao maior volume de países inscritos.

O histórico português – estreia em 1972 com a presença de 11 atletas – foi “bloqueado” em 1976 e 1980 mas retomado em 1984, não tendo parado até hoje e num ritmo algo elevado, se tivermos em conta as 85 medalhas conquistadas desde esse ano (uma média de mais de dez medalhas por evento) e correspondentes à participação de um total de 234 atletas de onze modalidades, o que deve considerar-se como excelente.

O atletismo (50) e a boccia (22) tem sido, desde o início, o grande suporte para a conquista das medalhas e que nunca falharam, nas oito presenças, registando-se ainda as nove na natação, duas no ciclismo, uma no futebol e outra no ténis de mesa.

Das 85 conquistadas, 25 são de ouro, 29 de prata e 31 de bronze.

Passando em revista os nossos representantes deste ano, 15 são do atletismo, 9 do boccia, 4 da natação, um do remo e outro da equitação.

Hipismo (Sara Duarte) e Natação (Adriano Nascimento, David Grachat, João Martins e Simone Fragoso) estarão em acção no primeiro dia (30) de competições, depois da jornada de abertura marcada para a noite do dia 29, que poderemos ver na RTP2, que acompanhará a par e passo todo o evento.

O atletismo vai estar representado por Firmino Baptista, Gabriel Macchi, Gabriel Potra, Hugo Cavaco, Joaquim Machado, Jorge Pina, José Rodolfo Alves, Lenine Cunha, Nuno Alves, Nelson Gonçalves, Ricardo Marques, Ricardo Vale, Inês Fernandes, Maria Graça Fernandes e Raquel Cerqueira.

No Boccia, Armando Costa, Abílio Valente, Domingos Vieira, Fernando Ferreira, João Fernandes, José Macedo, Luís Silva Braga, Cristina Gonçalves e Susana Barroso, foram os seleccionados e, no Remo, estará Filomena Franco.

Entretanto, iniciou-se esta quinta-feira a “marcha” das quatro tochas paralimpicas oficiais, que partiram de quatro montes de cada um dos quatro países que integram as Ilhas Britânicas.

Assim, uma saiu de Scafell Pike (Inglaterra), outra de Snowdon/Ys Wyddfal (Gales), uma outra de Ben Nevis (Escócia) e a última de Slieve Donard (Irlanda do Norte), rumando até Londres onde chegarão do dia da inauguração, tochas que serão transportadas por 332 pessoas.

 

© 4919 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.