Segunda-feira 24 de Novembro de 2059

Atletismo e Natação esgotados

CPP_RGB_VERT_PT8JP2012 – Bilhetes

A poucos dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Londres, os bilhetes para as provas de atletismo e de natação já se encontram esgotados, segundo anunciou a organização.

O Comité Organizador divulgou que já vendeu mais de dois milhões de bilhetes para as actividades das várias modalidades do programa, sendo que para as provas de atletismo e natação as entradas foram todas vendidas, o que diz bem do interesse que este tipo de competição tem, promovendo o bem estar de cidadãos portadores de deficiência que existem em todo o mundo.

Remontando ao pós segunda guerra mundial, quando se iniciou este movimento por via da saúde e da ocupação dos tempos de milhares de cidadãos estropiados da guerra, esta actividade ganhou estatuto planetário, se bem que, hoje em dia, o estatuto que é assumido se modificou de forma quase radical, com o profissionalismo, o espectáculo e o mediatismo a suplantar algumas das regras mais básicas do ser humano.

Se, por um lado, em termos de divulgação, esta acção é altamente meritória, por outro, atingem-se patamares nunca imagináveis neste âmbito salutar das competições, onde a conquista de medalhas assume o principal papel, sem olhar a fins.

E o caso da dopagem de vários atletas paralímpicos, que se tem verificado ao longo dos últimos anos, acaba por retirar o efeito social que deviam ter estas manifestações com o fim de proporcionar num melhor bem estar aos que, por várias infelicidades, nasceram, cresceram ou se tornaram cidadãos portadores de um qualquer tipo de deficiência.

Mas os Jogos Paralímpicos aí estão e há que tentar tornear os ambientes eventualmente menos positivos e transformá-los numa festa mundial de qualidade, amizade e solidariedade, entre 29 deste mês e 9 de Setembro, numa Londres já engalanada e, a ter em conta os dois milhões de bilhetes já vendidos, preparada para mais uma festa mundial onde o desporto é Rei em terras de Sua Majestade a Rainha Isabel II.

 

© 2059 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.