Bolt, Rudisha, Phelps e …!
Se Michael Phelps já era uma lenda – com as 22 medalhas conquistadas em três Jogos Olímpicos – em Londres foi a vez de mais duas lendas se criarem e erguerem da bruma e mostrarem que tem que ficar na história do maior evento desportivo mundial
O primeiro a reivindicar a condição de lenda foi o guerreiro “massai” David Rudisha. Elegante, majestoso, Rudisha correu os 800 metros em velocidade de recorde mundial (1’40 “91) na frente do Senhor Coe, que é um especialista nesta especialidade.
O outro é o simpático actor Usain Bolt, que deu um grande show, apesar do cansaço. Ninguém jamais tinha conseguido vencer os 100 e 200 metros em dois Jogos Olímpicos consecutivos. Nem mesmo outra estrela como Carl Lewis.
Na curva, “O Canibal” – como é conhecido Bolt – foi incrível, “entrou” no tanque reserva de gasolina e deu um impulso extra para ganhar a corrida e dar ao seu amigo, colega e compatriota Yohan Blake, conhecido como “The Big Cat” uma lição.
Ninguém esperaria que outro jamaicano, no caso Warren Weir, iria completar o trio, um resultado surpreendente, se bem que os três sejam todos treinados pelo mesmo homem, Glen Mills.
O “parafuso” liderou a corrida desde o início no ritmo de recorde mundial, exactamente como Rudisha, que esteve na liderança desde o primeiro metro. Campeões que, um e outro, tem muito em comum, segundo o jornalista italiano Gianni Merlo, da Gazetta delo Sport e presidente da AIPS. E regista:
Equidade – São ambos muito correctos, educados e respeitadores dos adversários e do público, nunca exibido arrogância.
Alturas – Ambos são mais altos do que os seus adversários e desenvolveram passadas suaves, bonitas de se ver.
400m – Bolt e Rudisha correram os 400m, quando jovens, embora nenhum quer voltar à distância. Bolt não vai ouvir dizer para ir para os 400m e Rudisha não quer ouvir falar que é um sério candidato ao triunfo nos 1500m.
Líderes – Não precisam de incentivos especiais para se expressar na pista. Sempre tem feito tudo sozinhos. Rudisha não precisa de “pacemakers” nem “lebres” e isso é uma raridade hoje em dia.
Diferenças – Bolt é exuberante e adora estar entre as pessoas cuja atenção e paixão o alimentam para a grandeza. Rudisha é um guerreiro “massai” e deve manter um nível de dignidade e de formalidade de acordo com o seu status.
Uma já existia (Phelps), assim como existem outros neste reinado de 100 anos de Jogos Olímpicos, mas Bolt e Rudisha também se juntaram. Com toda a justiça.