JO2012 – Portugueses
Os ventos da bonança, como ontem referimos, continuam pelas águas que já abençoaram Portugal no mar prateado por acção de Emanuel Silva e Fernando Pimenta.
Esta sexta-feira, Teresa Portela deu mais uma prova da sua categoria internacional ao cumprir a eliminatória e a meia-final na terceira posição e, com isso, lograr o apuramento para a final do K1 200, começando com 42,673 e melhorando na segunda para 41,563. A final está marcada para este sábado (10h00).
Ainda na água, o nadador (de fundo) Arseniy Laurentyev não conseguiu fazer melhor que o 19º lugar (ainda assim melhor que em Pequim), com o tempo de 1.51.37,2 a pouco mais de minuto e meio do novo campeão olímpico, o tunisino Oussama Mellouli (1.49.55,1).
E na água se andou muito bem com a dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes (470) que, embora fosse difícil chegar ao quadro das medalhas (estavam na sétima posição) ainda tinham uma réstia de esperança.
Na “medal race”, a última prova correu muito bem e a dupla conseguiu um excelente quinto lugar, mas descendo ao oitavo da classificação geral, que se considera muito bom e correspondeu a mais um diploma, para o caso o sexto para Portugal.
Para este sábado e em relação aos portugueses, lugar aos marchadores. Com partida pelas 9 horas, João Vieira e Pedro Isidro estarão nos 50 km e, pelas 17 horas, será a vez das marchadoras Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos se fazerem à “pista”.
Teresa Portela (K1 200) estará na final, com partida prevista para as 10h14.