JO2012 – O mais veloz do planeta
Ao vencer os 100 e os 200 metros em Londres, o jamaicano Usain Bolt (19,32, o melhor do ano) conquistou mais um título: ser o único terrestre a fazer a dobradinha em dois Jogos Olímpicos consecutivos.
Para além do mais, a Jamaica fez a tripla, ao vencer as três medalhas em jogo, afastando uns Estados Unidos mais ou menos em situação “depressiva” nesta questão da velocidade pura. Os heróis voltaram a ser Yohan Blake (19,44, melhor resultado do ano) e o jovem Warren Weir (19,84, novo recorde pessoal), resultados que atestam a qualidades destes mais ou menos “extra-terrestes”.
Momentos altos promovidos por uma “trupe” de atletas da mais alta especialização que, além da espectacularidade das provas, dão um segundo espectáculo de afabilidade e simpatia, só possível em grandes campeões.
Esta quinta-feira ficou ainda marcada com o fim de outras provas, novos campeões olímpicos surgiram e outros repetiram-se.
Outro momento alto foi dado pelo queniano David Rudisha, que venceu os 800 metros com num novo recorde mundial a 1.40,91, comandando a prova desde o seu início. O anterior recorde já lhe pertencia e era de 1.41,01 desde 2010.
Ainda no atletismo, o norte-americano Christian Taylor ganhou o ouro ao chegar aos 17,81 no triplo-salto, enquanto o seu compatriota Ashton Eaton conquistou o ouro no decatlo ao somar 8.869 pontos, não muito longe do seu recorde mundial, que alcançou este ano, nos Estados Unidos.
No feminino, destaque para o ouro conquistado pela checa Barbora Spotakova, ao enviar o dardo a 69,55.
Nos desportos de equipa, a Noruega, que venceu a Coreia do Sul (31-25) vai defrontar Montenegro na final de Andebol (feminino), montenegrinos que derrotaram a Espanha por apenas um golo de diferença (27-26). Os jogos dos 3º e 4º e a final terão lugar no sábado.
Ainda no feminino e no Basquetebol, Estados Unidos (a campeã em título) e a França são os finalistas. As norte-americanas venceram a Austrália (86-73) e as francesas a Rússia (81-64).
No Futebol (feminino), os Estados Unidos revalidaram o título olímpico ao vencerem o Japão (2-1) enquanto o Canadá conquistou a medalha de bronze ao derrotar a França (1-0).
No Voleibol (feminino), os Estados Unidos e o Brasil vão disputar a final, no sábado, quando será realizado também o jogo de apuramento dos 3º e 4º lugares.
Nas meias-finais, as norte-americanas derrotaram a Coreia do Sul por 3-0 e o Brasil “derreteu” as japonesas pelo mesmo resultado.
No Vólei de praia (masculino), a dupla alemã constituída por Julius Brink e Jonas Reckermann conquistaram o ouro ao derrotarem (2-1) os brasileiros Alison Ceruti e Emanuel Rego, que levaram a prata.
A medalha de bronze foi alcançada pelos letões Martins Plavins e Janis Smedins que venceram (2-1) os holandeses Reinder Nummerdor e Rich Schuil.