Domingo 26 de Novembro de 4000

Dupla Fraga e Mendes brilhantes

fraga_e_mendesJO2012- Portugueses

Pedro Fraga e Nuno Mendes conquistaram, esta quinta-feira, de forma brilhante, um lugar na final do Double Scull Ligeiro, no Remo, prova que terá lugar no sábado.

Depois de uma eliminatória em que partiram a “matar” para chegar a “morrer” – como se diz na gíria do atletismo em relação à prova dos 400 metros, a mais difícil no sector da velocidade pura – Pedro e Nuno fizeram ao contrário na meia final onde participaram.

Controlaram o seu próprio ritmo e o dos adversários e, cerca do meio da prova, começaram então a “remar a sério” e, num ápice, fixaram-se no terceiro e último lugar de apuramento para a final A, com o tempo (no conjunto das duas eliminatórias) a ser igualmente o sexto (6.37,99).

Recorde-se que esta dupla foi 10ª no Mundial de 2011 e em Pequim obteve um excelente oitavo lugar. Por isso Pedro e Nuno querem manter o holandês Mark Emke como técnico, afinal o responsável por estes resultados de acto nível.

Provas de relevo foram ainda protagonizadas pelos representantes da vela, nomeadamente os rapazes do 49er e dos 470.

Na primeira, a dupla Bernardo Freitas e Francisco Andrade fixaram-se no 4º lugar da geral depois de terem sido 13º e 5º, respectivamente na 7ª e 8ª regata. Faltam ainda sete regatas para terminar a competição.

Na segunda, outra dupla, Álvaro Marinho e Miguel Nunes, nos 470, iniciaram a competição com um 14º lugar na primeira regata mas, na segunda, saltaram para o 2º, o que corresponde ao 8º na geral. Participam 27 embarcações.

Nos Star, Afonso Domingos e Frederico de Melo não conseguem descolar da penúltima posição na geral (15º entre 16 tripulações), ficando-se por um 7º lugar na 7ª regata e um 14º na 8ª., esta quinta-feira efectuadas.

No sector feminino e no Match Racing, o trio formado por Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves voltaram a perder, desta vez com a Dinamarca (9ª regata) e Espanha (10ª) fixando-se no 11º lugar na geral, a uma prova do fim, que está marcada para sábado, competição que é liderada, a um passo da medalha de ouro, pela Austrália, curiosamente o último adversário das portuguesas.

Na classe RS:X, João Rodrigues cumpriu mais duas regatas. Na 5ª foi 23º e na 6ª chegou no 7º posto, subindo do 14º para o 13º, o que é bom. Faltam ainda disputar quatro regatas.

No Judo, Yahima Ramirez (-78 kg) foi eliminada logo ao primeiro combate pela britânica Gemma Gibbons, que veio a conquistar a medalha de prata. A chamada derrota para uma medalhada.

O outro português em acção nesta quinta-feira foi o nadador Simão Morgado que obteve o 32º lugar (entre 43 participantes) nos 100 metros mariposa, com um registo de 53,26, algo longe do registo que tinha feito este ano e que foi mínimo B (52,95), esteve ao nível de Pequim’2008, onde foi 33º.

 

© 4000 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.