JO2012- Mais medalhas
Conquistando duas medalhas na tarde e noite desta terça-feira, o norte-americano Phelps tornou-se no atleta mais medalhado de sempre em Jogos Olímpicos, somando 19 “distintivos” de ouro, prata e bronze.
Phelps começou por perder a prova onde é o mais especialista (200 metros mariposa), ficando em segundo lugar atrás do fenomenal sul-africano Chad de Clos, que lhe sacou a medalha de ouro quase em cima da linha de chegada.
Pouco depois de ter recebido esta medalha de prata, Phelps integrou a estafeta de 4×200 metros livres e pulverizou tudo e todos, levando os seus colegas ao ouro que almejava para fechar este primeiro ciclo de campeão de todo os Jogos.
Com estas duas, Phelps somou 19, mais uma do que a anterior “recordista”, a ginasta (artística) russa Larisa Latynina, que também estava em Londres a assistir.
Simpático e cordial, como se conhece, Phelps teve oportunidade, ante a surpresa final, de aplaudir e acarinhar o jovem campeão do olímpico Chad de Clos.
Exemplo de desportivismo, fair play e ética, que se ganha no convívio entre todos e nem tanto por se lerem mais ou menos livros.