JO2012- Tudo à Vela
Ainda não tinha – nem vão ter tão depressa – passado o eco do resultado inesperado de Telma Monteiro, em especial – e já outro caso surgiu ao raiar o dia desta terça-feira. É caso para dizer, quanto mais cuidados … menos positividade há.
Carolina Borges Mendelblatt, de seu nome e inscrita para a classe de RS:X, fez chegar ao chefe da missão olímpica portuguesa que por questões “pessoais e médicas” não iria estar na prova.
Nos esclarecimentos prestados posteriormente, Mário Santos, o responsável da comitiva, sublinhou que “a atleta nunca se queixou de nada nem foi assistida pela equipa médica da missão”.
Mais tarde, Nuno delgado, o vice-chefe de missão, salientou que “há regras para cumprir e ela não as cumpriu”, escusando-se a justificar os motivos concretos, até porque a atleta não estava instalada na ia Olímpica.
Mais um ”case study” para alguns entendidos analisarem à luz de vários parâmetros dos múltiplos ramos científicos que se poderão aplicar.
Na parte desportiva, o único relevo desta terça-feira vai inteirinho para a dupla dos 49er, que continuam a lutar pelo pódio, pese embora ainda só se tenha cumprido 4 das 15 regatas. Mas barco que vai … à frente, pode muito bem por lá se manter.
Ainda assim, a classificação em cada uma das regatas foi bem diferente da do primeiro dia. Um 10º (a 1,14 do 1º) e um 9º (a 0,52) nas “rodadas”de hoje ficam bem longe do 7º (a 0,56) e do 2º (a 0,11) da inauguração.
Na classe RS:X, João Rodrigues iniciou a sua prestação e, para começar a “ambientar-se ao tempo e à pista”, começou … devagar. Na primeira regata foi 20º e na 2ª foi 16º, a que corresponde ao 17º na geral, entre os 38 participantes.
Na classe “Star”, Afonso Domingos e Frederico Melo continuam pelo último lugar (16º), depois de terem alcançado o 9º e o 10º lugar nas 5ª e 6ª regatas, realizadas hoje.
Na classe Laser Radial (feminino), Sara Carmo foi 17ª e 20ª na 3ª e 3ª regatas, estando na 24ª posição na geral entre as 41 participantes.
Na mesma classe Laser mas no masculino, Gustavo Lima foi 27º e 35º nas 3ª e 4ª regatas, fixando-se no 29º lugar da geral.
Na Natação, Sara Oliveira obteve o 24º tempo na prova dos 200 metros mariposa entre as 28 participantes.
No Badminton, como se esperava, Telma Santos foi derrotada (2-0) pela consagrada tailandesa Ratchanok Intanon, com os parciais de 21-12 e 21-6.
Amanhã será outro dia.