Terça-feira 25 de Novembro de 5473

Leonel Carvalho candidato oficial

Leonel Carvalho, militar de carreira, aposentado, e antigo atleta, é o candidato oficial às eleições para os novos corpos sociais da Federação Portuguesa de Atletismo, cujo acto deverá ter lugar em Novembro próximo.

Leonel Carvalho só não avançou há mais tempo face às funções oficiais que desempenhava no âmbito das Forças Armadas (Oficial Superior de topo), tendo ficado como “reserva” para quando a oportunidade surgisse. Daí o facto de Fernando Mota ter anunciado muito tempo antes que não se recandidatava a novo mandato. Mas é natural que continue nos Corpos Sociais, mormente na assembleia-geral.

Anunciadas, há meses, a previsão do mês de Novembro para o acto eleitoral e, pouco tempo depois, a candidatura do também antigo atleta Vítor Mano, aguardava-se que surgisse a chamada “candidatura oficial”, porquanto os elementos em funções não iriam permitir fosse o que fosse ao “oposicionista”, apoiado por algumas figuras gradas da modalidade mas com pouco peso específico na votação.

Grande parte das decisões assenta nas Associações, conjuntamente com os membros extraordinários, que são as associações de Juízes, Atletas de Alta Competição, Treinadores, Organizadores de Provas e Veteranos, pelo que é previsível uma “abada”, caso Vítor Mano avance, conhecidas que tem sido, ao longos dos tempos (quiçá mais de meio século), a ”normalidade” das tendências de voto.

Como curiosidade, refira-se que Eduardo Gonçalves (actual presidente da Associação de Atletismo de Santarém) e Mário Rui Ferreira (que já foi presidente da Comissão de Juízes de Coimbra), integram a Associação Nacional de Juízes de Atletismo, um dos membros extraordinários. Para o caso, Eduardo Gonçalves pode votar pelas duas vias.

Dos corpos sociais da Associação dos Atletas de Alta Competição do Atletismo, fazem parte, por exemplo, Naide Gomes, Nélson Évora e o (ainda) recordista nacional do salto com vara Nuno Fernandes, para além de Paulo Bernardo (o recém desapossado recordista nacional do disco) e Marco Fortes.

A Associação Portuguesa de Organizadora de Provas de Atletismo tem nos seus órgãos, entre outros, representantes das três principais organizações portuguesas: Xistarca, Maratona Clube de Portugal e RunPorto.

Na Associação dos Treinadores de Atletismo de Portugal e em relação aos nomes mais conhecidos, o destaque vai para a técnica-dirigente Sameiro Araújo (presidente do Conselho Fiscal).

O quinto membro extraordinário é a Associação Nacional de Atletismo Veterano, cujo presidente da assembleia-geral é precisamente Leonel Carvalho.

Com excepção da Associação de Organizadores de Provas, que tem a sede em São João das Lampas, todas as restantes funcionam na sede da Federação Portuguesa de Atletismo (Linda-a-Velha).

Ainda é cedo. Os Jogos Olímpicos atraem a atenção de todos e depois as merecidas férias. Setembro é mês de preparar o calendário de provas, tendo presente o programa internacional praticamente definido e depois marcar a data para o acto eleitoral, preparar-se a campanha eleitoral e definir a lista. Que não deverá ter novidades por aí além.

 

© 5473 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.