Segunda-feira 25 de Novembro de 7585

João Almeida continua a “voar” sobre barreiras

08jul_1461_Camp_Nac_Atle_jdm_cnAtletismo – Campeonato de Portugal

Numa magnífica prova de confiança, destreza, força e ambição, o jovem João Almeida bateu o seu próprio recorde de Portugal, confirmando a presença nos Jogos Olímpicos de Londres, agora com mínimo A.

Embora partindo mais lento que Rasul Dabó – atleta do Benfica que também jogava a sua última cartada para obter mínimos para Londres – João depressa recuperou e, a partir da quarta barreira, imprimiu a velocidade de ponta para chegar ao título e ao recorde (13,47), desta vez beneficiando de um vento regulamentar a +1,3 (uma boa ajuda).

Esta foi, sem dúvida, a principal nota de interesse desta segunda e última jornada dos Campeonato de Portugal, que este domingo terminou no Estádio Universitário de Lisboa.

Dos outros olímpicos presentes, apenas Vera Barbosa (400 metros barreiras em 56,76), Patrícia Mamona (14,42 no triplo) e Alberto Paulo (8.38,39 nos obstáculos) cumpriram minimamente, enquanto Maria Leonor Tavares, com 4,30 no salto com vara (a vinte centímetros do seu melhor deste ano), anda “assim-assim”.

Menos bem está Arnaldo Abrantes, que vem piorando prova a prova, conseguiu apenas 21,09 nos 200 metros (com vento a + 3,4), tal como o novo campeão, David Lima, com 20,82.

A nota negativa do campeonato foi a lesão contraída por João Ferreira (400 metros-barreiras), que tem mínimos para Londres e que, este domingo, foi forçado a reduzir o andamento cerca da oitava barreira, devido a uma dor que teve numa perna, terminando bem longe do esperado. Resta saber se a lesão é curável até à partida da comitiva lusa.

Sobre a comitiva do atletismo nacional para os Jogos Olímpicos – que esta segunda-feira será apresentada na sede da Federação Portuguesa da modalidade – poucas dúvidas restam (alguns atletas não tem demonstrado manter o nível da forma para se apresentarem no máximo) – mas a principal novidade é o facto de, pela primeira a história do atletismo nacional, a comitiva para qualquer competição internacional ser composta por uma maioria feminina.

Vejamos a lista editada pelo Comité Olímpico de Portugal (ainda sujeita a confirmação) em relação ao Atletismo:

Masculinos – Arnaldo Abrantes (200), Rui Silva (5.000 e 10.000), Rui Pedro Silva (maratona), João Almeida (110 barreiras), João Ferreira (400 barreiras), Alberto Paulo (3.000 obstáculos), Marcus Chuva (comprimento), Marco Fortes (peso) e João Vieira (20 e 50 km marcha), o que totaliza nove.

Femininos – Sara Moreira (5.000, 10.000 e 3.000 obstáculos), Jessica Augusto, Dulce Félix e Marisa Barros (maratona), Vera Barbosa (400 barreiras), Patrícia Mamona (triplo), Maria Leonor Tavares (vara), Vânia Silva (martelo), Irina Rodrigues (disco), Vera Santos, Inês Henriques e Ana Cabecinha (20 km marcha), num total de doze (mais três que os rapazes).

Sem fazer comentários, importa verificar o que o seleccionador e a federação vão fazer no que se refere às escolhas e suas justificações.

 

© 7586 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.