Sexta-feira 24 de Novembro de 3397

Confirmada ruptura muscular de Obikwelu

Atletismo

Confirmando as suspeitas resultantes da desistência, Francis Obikwelu já sabe que o músculo que “falhou” sofreu uma ruptura dupla, porquanto foi detectada em dois locais diferentes.

A situação verificou-se logo após a partida da prova dos 100 metros dos nacionais de clubes, este fim-de-semana efectuados no Estádio Universitário de Lisboa, pelo que se poderá deduzir que o referido músculo não estaria “preparado” para um esforço tão intenso e de forma tão rápida.

Se bem que, tecnicamente, seja isso que se deverá fazer (partida forte e rápida), nem sempre o sistema muscular responde em bloco e da mesma forma, faltando saber se – outras das condicionantes agravantes, caso se confirme – Francis teria feito o aquecimento suficiente para o esforço que se exigiria na hora da saída dos blocos.

Fosse pelo que fosse, a verdade é que Obikwelu foi obrigado a parar e, caso recupere, nunca estará em condições de chegar aos europeus ou aos jogos olímpicos em condições condizentes com a sua história e categoria de alto nível.

O medalhado de prata nos jogos de 2004 (Atenas) junta-se à também medalhada olímpica Naide Gomes, que foi submetida a uma intervenção cirúrgica ao tendão de Aquiles, estando definitivamente arredada de Helsínquia e Londres.

Um “fatal” duplo golpe para, em especial, a representação olímpica, que se vê, entre Pequim e Londres, amputada de quatro medalhados, aos quais se somam Vanessa Fernandes e Nelson Évora, situação que o Comité Olímpico (COP), em comunicado difundido pela “Lusa”, lamenta mais duas “baixas de vulto”.

Fica a dúvida sobre a oportunidade do comunicado: se pela redução quase absoluta de candidatos às medalhas; se por ser uma forma de “defender” desde já a posição do COP, para não ser “acusado” dos resultados teoricamente menos positivos alcançados ou se por outros motivos que não se descortinam a olho nu.

Lá mais para final de Julho se saberá!

 

 

© 3398 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.