Sábado 24 de Novembro de 4103

INNSBRUCK E LONDRES COMEMORAM TRIPLA

olimpismo_londres_tirolOLIMPISMO

Quando se iniciarem os Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de Julho próximo, a capital britânica e a cidade de Innsbruck (Áustria) estarão olimpicamente ligadas pela terceira vez, facto único na história dos Jogos Olímpicos.

Isto porque quer uma quer outra cidade já foram palco, por três vezes, do acendimento da chama olímpica, tornando Innsbruck e Londres únicas na história do olimpismo que tiveram oportunidade de o protagonizar.

O que leva Londres a comemorar este feito em parceria com a Casa do Tirol (Áustria), desta vez na capital londrina.

Londres foi a primeira a ser chamada para a organização de uns Jogos Olímpicos (1908), facto que se repetiu em 1948 e agora em 2012. Innsbruck teve oportunidade de promover os Jogos Olímpicos em 1964, 1976 e 2012, se bem que na vertente de Inverno.

A tradição olímpica de Londres começou muito cedo. A história dos Jogos Olímpicos modernos começaram em 1896 e Londres organizou a edição nº 4. A segunda vez que Londres foi escolhida para os Jogos Olímpicos foi em 1944, mas que ficou sem efeito devido à Segunda Guerra Mundial. Mas em 1948 a chama olímpica voltou a acender-se novamente em Londres, pela segunda vez.

Dados curiosos mas que vão lembrando a história do trabalho que o Barão Pierre de Coubertain – o pensador e iniciador dos Jogos – teve para levar um maior número de países a fazer tréguas (na guerra) para se cumprirem os Jogos Olímpicos.

Outros tempos, mas muito mais fair play e espirito desportivo do que hoje em dia se verifica.

Estejamos atentos ao desenrolar dos jogos deste ano desejando que a palavra do Homem Bom seja cumprida, Cvonbtra rtudo e contra todos, para preservar a união e fratermidade entre os povos de todo o mundo.

 

© 4103 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.