Sábado 24 de Novembro de 5685

MARKETING NO DESPORTO

maketing_confPara ganhar também é preciso sorte!

Foi com esta frase, complementada com “Em Portugal, temos tudo o resto”, que Carlos Coutinho se referiu ao facto do nosso país poder operacionalizar um projecto de Centros de Alto Rendimento para “vender” ao estrangeiro.

Justificou que é um projecto “ambicioso (ganhar), criando notoriedade ao país (Portugal), sendo afirmativo e agregador (temos tudo)”, integrado no ponto da “promoção de equipamentos e eventos desportivos”.

Coutinho, administrador executivo da DESMOR, empresa municipal responsável pela gestão do centro de alto rendimento instalado em Rio Maior, versou este tema no decorrer das Jornadas Nacionais sobre Comunicação de Marketing no Desporto, que esta terça-feira teve lugar nesta cidade da Comunidade da Lezíria do Tejo, promovidas pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Face ao número de centros de alto rendimento já existentes em Portugal (referiu os de Rio Maior, Jamor, Montemor-o-Novo, Caldas da Rainha e Anadia – mais o de Vila Real de Santo António, considerado como tal pela Federação Internacional de Atletismo – Coutinho salientou que “seria importante fazer a análise SWOT por vectores como as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades, para definir em concreto as especificidades de cada um, em especial o sistema de gestão”.

Estas Jornadas, que contaram com a presença de oito dezenas de participantes, entre estudantes (a maior parte) e dirigentes federativos e representantes de outras instituições, tiveram ainda com os testemunhos de Sandra Isabelinha (Câmara Municipal de Almeirim), Carla Ribeiro (Câmara Municipal Oeiras), Miguel Pacheco (Câmara de Lisboa) e Amadeu Portilha (Câmara Municipal de Guimarães), que abordaram a Comunicação sobre as vertentes que são responsáveis nos referidos locais.

Amadeu Portilha, que é Vereador na edilidade vimaranense, teve oportunidade de, segundo ele, ser “politicamente incorrecto” ao dizer que quer a “União Europeia quer Portugal não conhecem as realidades do desporto”, questionando “que país desportivo temos? Quanto gastamos em desporto? Quantas instalações desportivas temos?”

Concluiu, de forma incisiva, ao afirmar que “o que é preciso fazer, muito e bem, é comunicar com realidade!”

João Lemos Diogo, o novo director de marketing do Sporting, abordou temas alusivos ao Sporting e à forma que levou a bater o recorde de assistências em Alvalade na época ora finda (34.949 por jogo, mais 39% do que no ano anterior).

O último tema relacionou-se com a “valorização dos eventos desportivos e atracção de espectadores e seguidores”, onde intervieram António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, Frederico Teixeira, responsável da Rip Curl Portugal e Margarida Torgal Ferreira, do departamento de patrocínios e eventos da TMN, assunto que versou quase tudo sobre a modalidade de surf e do evento que terá lugar em Peniche, entre 10 e 21 de Outubro próximo, na praia onde os “tubos” levaram a cidade de Peniche para as primeiras páginas mundiais, face à tal onda dos 30 metros.

O presidente da Câmara aproveitou para dar a conhecer o projecto da construção do Centro de Alto de Rendimento de Surf, designada como a “Aldeia do Surf”, que em breve irá surgir.

Uma acção – positiva – que poderá voltar a acontecer no próximo ano.

 

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