Quinta-feira 25 de Novembro de 3384

Sporting em 4º e Benfica em 5º

Atletismo – Taça Campeões Europeus

A equipa feminina do Sporting encontra-se no 4º lugar e a masculina do Benfica no 5º, no final da primeira jornada da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, que este sábado se iniciou no Algarve.

Uma vez mais a pista do Estádio Municipal de Vila Real de Santo António foi palco desta competição e, como se esperava, o forte vento que se fez sentir foi “demolidor” para as aspirações dos atletas da velocidade pura (e prolongada) bem como dos saltos, em especial o comprimento, dado que a quase totalidade dos resultados não foram homologados, porque o vento soprou sempre acima dos 2 m/segundo.

A decepção do dia foi dada pela atleta Leonor Tavares (Sporting) que não se classificou no salto, o que levou ao quarto lugar da competição, quando podia ter ficado em 3º ou mesmo em 2º, o que vai complicar as contas na corrida ao pódio no decorrer da segunda ronda, este domingo. Ao começar a saltar apenas a 4 metros, Leonor falhou as três tentativas de que dispunha. O que não é admissível numa prova por pontos.

Em termos de resultados técnicos, Clarisse Cruz (Sporting) foi a única a conquistar um triunfo para os portugueses, ao vencer os 3.000 obstáculos com o tempo de 9.41.72, mínimo para os Jogos Olímpicos de Londres e Europeu de Helsínquia.

Sílvia Cruz e Irina Rodrigues (ambas do Sporting), obtiveram os segundos lugares no dardo (52,00) e no disco (59,09), esta última que já tem mínimos para Londres e para Helsínquia. Ainda no feminino, Carla Salomé Rocha (3.000 metros em 9.13.53), Vera Barbosa (400 metros-barreiras em 57,61) e Susana Costa (triplo com 14,15) conquistaram os terceiros lugares.

No sector masculino, apenas Marcos Fortes (20,52 no peso) e Marcos Chuva (7,90 no comprimento, com vento +4,1), ambos do Benfica, o campeão nacional que o ano passado destronou o Sporting, lograram chegar ao pódio, a que se juntou ainda a estafeta d 4×100 metros (3ª com 40,40).

Em termos colectivos, o Fiamme Gialle (Itália) lidera a competição masculina com 67 pontos, à frente do Playas de Castela (Espanha), com 60 e o Luch Moscovo (Rússia), com 60. O Benfica é 5º, com 43 pontos, e joga a cartada de não descer de divisão (7º e 8º lugares).

Nas senhoras, o comando é do Luch Moscovo (79), seguido do Enka Spor Kululu (Turquia), com 62 e o Valência Terra i Mar (Espanha), com 59. O Sporting está no quarto lugar, com 56.

Este domingo, a partir das 15,30 horas, terá lugar a segunda jornada.

 

© 3385 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.