Portugal com dois finalistas
No torneio de apuramento para Londres, que esta quarta-feira se iniciou na cidade polaca de Poznan, dos atletas lusos em competição apenas Emanuel Silva e Fernando Pimenta lograram a passagem directa à final em K2.
Cumprindo os 1.000 metros no terceiro lugar na sua série, esta dupla tentará, esta quinta-feira, ao alinhar na final A, chegar ao pódio.
Ainda no sector masculino, diferente destino teve o K1-200 metros de João Ribeiro que, embora tenha terminado a eliminatória no segundo lugar, apenas a 15 décimas do primeiro classificado, não conseguiu o apuramento directo e terá de passar pela meia final, esta quinta-feira.
A dupla (K2-200 metros) constituída por Filipe Duarte e David Fernandes não foi além da 6º posição na meia final , a 1 segundo e 3 décimas do 3º classificado e apuramento para a final A da prova, ficando também de fora do apuramento olímpico.
No lado feminino, Joana Sousa terminou a meia final (K1 500 metros) em 4º lugar, a apenas 24 décimas da 3º posição que lhe daria acesso à final A e respectivo apuramento olímpico.
Joana Sousa, em K1 200 metros, não foi além da oitava posição na eliminatória, se bem que tenha conquistado a presença na meia final desta prova, pelo que ainda tem hipótese de chegar ao apuramento.
Esta quinta-feira será o dia de todas as decisões para o K2 1000 metros de Fernando Pimenta e Emanuel Silva e para o K1 200 metros de João Ribeiro, que se encontram muito perto da conquista de uma vaga em Londres 2012.
Portugal está ainda presente no Mundial de Canoagem adaptada, com Norberto Mourão que, esta quarta-feira, se classificou no terceiro lugar na eliminatória de K1 TA 200 metros, garantindo um lugar na Final A desta quinta-feira.
Recorde-se, a propósito, que a Canoagem tem dez atletas integrados no Projecto Olímpico Londres’2012, implementado pelo Comité Olímpico nacional.