Prémios CNID’2011/12
Quando se recebe um prémio, merecido pelo que se fez ao longo de uma ou mais épocas desportivas, por certo que estamos perante estrelas cintilantes que, quando necessário, brilharam a grande altura.
E isso voltou a acontecer esta terça-feira, no auditório da Sociedade Central de Cervejas (Vialonga), para a coroação dos desportistas distinguidos pela Associação dos Jornalistas de Desporto/CNID.
Como seria de esperar, o homem que está na “berra” é Paulo Bento, mais a mais porque, esta segunda-feira, divulgou os nomes dos seleccionados para o europeu, situação, como se dirá, “bem fresquinha”. E também de importância magnânima antes dos jogos Olímpicos de Londres.
Daí que não foi novidade o facto de ter sido anunciado como treinador do ano, que “acumulou” com o prémio de equipa do ano, que foi a selecção por ele treinada, que logrou conquistar, por mérito próprio, o direito a estar na fase final do europeu depois da “nau” quase ter ido a pique meses antes de ter sido nomeado responsável.
Outro técnico de futebol agraciado foi Fernando Santos, que recebeu o prémio “treinador do ano no estrangeiro”. Distinguidos foram ainda Cristiano Ronaldo (que recebeu o prémio a semana passada em Madrid) e José Mourinho, a quem foi atribuída a principal distinção, a de Prémio Prestígio Fernando Soromenho, que será entregue em data e local oportuno.
Outros atletas distinguidos foram Gonçalo Roque e Sofia Rolão (Ginástica Acrobática, do Ginásio Clube Português), João Rodrigues (Vela – Centro de Treino de Mar Escoteiros Marítimos), João Silva (Triatlo – Sporting), Marco Fortes (Atletismo – Benfica) e Telma Monteiro (Judo – Benfica), estes dois últimos ausentes no estrangeiro e que receberão os prémios em data e local a definir.
Se em relação ao futebol toda a gente sabe porque é que foram galardoados, em relação às restantes modalidades nada foi referido no que concerne a cada um dos atletas distinguidos.
Nos prémios comunicação social, foram distinguidos Nuno Travassos (Mais Futebol), Rui Dias (Record), Alexandre Santos (RTP), José Ribeiro (Repórter Fotográfico – Reuters) e João Ricardo Pateiro (TSF).
Nuno Pinto Magalhães (Central de Cervejas), um dos patrocinadores destes prémios (a par da ZON), aproveitou para referir que “a oportunidade da Cerveja Sagres premiar, em conjunto com o CNID e a ZON, as entidades e personalidades que mais se destacaram no desporto português é um acto de grande relevância para uma marca, como a Cerveja Sagres, com fortes valores como a emoção, a consistência, a contemporaneidade, a dinâmica, o orgulho, a inovação e a portugalidade”.
Para Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude, “estas distinções são estímulos importantes para cada um dos distinguidos, porquanto podem funcionar para elevar a auto estima pessoal e, com isso, a obtenção de melhores resultados”, aproveitando para recordar que o CNID é um dos parceiros do Plano Nacional de Ética no Desporto, que se pretende seja mais um passo em frente na melhoria da ética, do fair play, do desportivismo no dia a dia.