Jogos Olímpicos – Ténis de Mesa
Está confirmada a presença da primeira mulher representante de Portugal nos Jogos Olímpicos, depois da Federação Internacional indicar Lei Huang Mendes.
Depois do apuramento na primeira fase do último torneio de apuramento olímpico, que teve lugar em Doha (Qatar), Lei ficou com as portas abertas para se qualificar, o que confirmou nos oitavos de final com a passagem aos quartos de final, entre as oito melhores.
Lei, que veio para Portugal com 19 anos, casou com um português – também praticante da modalidade – e daí a nacionalidade lusa. Actualmente tem 29 anos e é certo que fica para sempre ligada à história da modalidade em Portugal, como protagonista do maior feito internacional alguma vez conseguido por uma mulher, como é o caso dos Jogos Olímpicos.
Sem dúvida que é um êxito inolvidável para o ténis de mesa português que, além de Lei, conseguiu eleger mais um jogador e entrar também na competição colectiva de Londres, outro feito único para a modalidade.
Em resumo, serão quatro os mesa tenistas presentes em Londres: Marcos Freitas, João Monteiro, Tiago Apolónia e Lei Huang Mendes.