Sexta-feira 25 de Novembro de 3791

Taça do Mundo de Marcha

Atletismo__fpa_30JUL__2525_De quatro para três … com vista para Londres

A Taça do Mundo de Marcha, que este domingo se efectua na cidade russa de Saransk , vai definir a selecção portuguesa para os Jogos Olímpicos de Londres.

País pequeno mas possuidor de um lote de marchadores (e marchadoras) com grande prestígio internacional, Portugal tem quatro atletas com mínimos para os Jogos, das quais só poderão participar três.

Após as várias fases de observação, por parte da direcção técnica nacional, esta será a última ronda – e mais complicada para os atletas, em face da pressão que existe – para definir quem vai e … quem fica.

O quarteto é formado por Ana Cabecinha (28 anos), Inês Henriques (32), Susana Feitor (37) e Vera Santos (30).

Nas duas provas de observação, em Portugal, Cabecinha foi 1ª no nacional e 2ª em Rio Maior; Inês, 2ª e 3ª; Susana não esteve no nacional e foi 7ª e Vera foi 3ª e 8ª. À partida – colocando como eleitas as duas primeiras com base nestas duas competições – Susana parece estar com mais dificuldade.

Dificuldade que, pese embora as medalhas conquistadas em grandes competições, pode ser importante atendendo ao facto de ter desistido há 4 anos (Pequim), onde Ana Cabecinha foi 8ª e Vera Santos 9ª. Mas Susana é recordista em termos de participação nos Jogos.

Daí que esta prova possa classificar-se como diferente de todas, tendo presente que se disputa fora-de-portas e ante um clima que ninguém (delas) ainda experimentou. Vai valer o factor psicológico e força de vontade em função do quadro que se vislumbra.

O que se sabe é que uma delas ficará de fora de Londres. Este domingo se verá quem.

Entretanto, no sector masculino, apenas João Vieira está, assegurado para Londres, mas nos 50 km, embora tenha mínimos também nos 20 km. O que o obriga a decidir se vai às duas ou apenas uma. Pelo que estará em Doha nos 20 km definir o que o espera em Londres.

Já seu irmão, Sérgio, tentará chegar a 1.22.30 para poder chegar a Londres. O ano passado ficou a 45 segundos. Poderá ser agora. Para os 50 km ainda existe a hipótese de António Pereira.

 

© 3791 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.